Mundo

EUA acreditam que Irã realizou ataques contra EI no Iraque

Estados Unidos têm indicações de que o Irã tenha realizado ataques aéreos sobre alvos do Estado Islâmico no Iraque nos últimos dias

Explosão no Iraque: possibilidade de que forças militares dos EUA e do Irã estejam separadamente realizando ataques aéreos no mesmo país levantou questões (Thaier al-Sudani/Reuters)

Explosão no Iraque: possibilidade de que forças militares dos EUA e do Irã estejam separadamente realizando ataques aéreos no mesmo país levantou questões (Thaier al-Sudani/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2014 às 11h06.

Washington - Os Estados Unidos têm indicações de que o Irã tenha realizado ataques aéreos sobre alvos do Estado Islâmico no Iraque nos últimos dias, disseram autoridades norte-americanas nesta quarta-feira.  Um alto representante iraniano negou que o Irã tenha feito ataques aéreos contra o grupo militante no Iraque.

Autoridades norte-americanas, falando em condição de anonimato, disseram que os EUA possuíam indicações de que o Irã havia realizado ofensivas aéreas utilizando jatos F-4 Phantom nos últimos dias. 

O porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby, disse em uma coletiva de imprensa na terça-feira que os EUA não estavam coordenando suas atividades militares com o Irã e acrescentou que cabia aos iraquianos gerenciar seu espaço aéreo. 

A possibilidade de que forças militares dos EUA e do Irã estejam separadamente realizando ataques aéreos no mesmo país levantou questões sobre o grau de coordenação que isso pode exigir, mesmo indiretamente, para evitar um contratempo. 

Um alto representante iraniano disse que nenhuma ofensiva havia sido executada e que Teerã não tinha intenção de cooperar com Washington.  “O Irã nunca se envolveu em quaisquer ataques aéreos contra o Daesh (Estado Islâmico) no Iraque. Qualquer cooperação em tais ataques com a América também está fora de questão para o Irã”, disse o representante, sob condição de anonimato.  

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, que está em Bruxelas para uma reunião da coalizão liderada pelos EUA, disse não ter informações sobre tais ataques.  Embora o Irã, país xiita, e os Estados Unidos tenham se estranhado há décadas, eles têm o Estado Islâmico como inimigo comum, após o grupo radical sunita ter tomando grandes faixas territoriais no Iraque e na Síria. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstado IslâmicoEstados Unidos (EUA)Irã - PaísIraquePaíses ricos

Mais de Mundo

Ucrânia fecha acordo com EUA sobre recursos minerais, diz imprensa americana

Novo boletim médico do Papa Francisco afirma que condição 'permanece crítica, mas estável'

Administração Trump autoriza que agências ignorem ordem de Musk sobre e-mails de prestação de contas

Chanceler de Lula pede protagonismo global dos países em desenvolvimento no Brics