Mundo

EUA abrem processo contra chineses por ciberespionagem

O governo americano abriu um processo contra integrantes do Exército chinês acusados pelo roubo de segredos comerciais americanos


	Espionagem digital: China responde que a atitude de Washington é hipócrita
 (Getty Images)

Espionagem digital: China responde que a atitude de Washington é hipócrita (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2014 às 11h14.

Washington - O governo dos Estados Unidos abriu um processo contra integrantes do Exército chinês acusados pelo roubo de segredos comerciais americanos, afirmou a imprensa americana.

O jornal The Washington Post e outros meios de comunicação anunciaram que as acusações contra membros do Exército Popular de Libertação (PLA) marcam a primeira vez que Washington processa funcionários do governo chinês por espionagem econômica.

O jornal The New York Times afirma que o Departamento de Justiça anunciará formalmente a acusação durante a segunda-feira.

A demanda marca uma escalada na disputa entre as duas maiores economias mundiais sobre a pirataria da informação comercial, tema que virou uma fonte de irritação frequente na já complexa relação entre Washington e Pequim.

O governo dos Estados Unidos tem acusado a China de realizar uma vasta campanha de ciberespionagem para roubar informações confidenciais de empresas americanas.

O presidente Barack Obama citou o tema depois que um estudo privado concluiu que o roubo cibernético custa aos Estados Unidos bilhões de dólares por ano.

A China responde que a atitude de Washington é hipócrita, já que realiza uma ampla espionagem a nível mundial, como revelaram as informações divulgadas pelo ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEspionagemEstados Unidos (EUA)NSAPaíses ricos

Mais de Mundo

Juiz nomeado por Milei por decreto para Suprema Corte da Argentina renuncia ao cargo

Governo Trump encerra contratos de ajuda humanitária no Oriente Médio para 'conveniência dos EUA'

México não descarta aplicar tarifas recíprocas aos EUA

Tarifas de Trump atingem UE em 380 bilhões de euros, diz comissário do bloco