Mundo

Etanol pode elevar emissão de CO2, diz estudo

De acordo com a pesquisa, a produção de biocombustível poderá influenciar também na devastação do Cerrado e da Amazônia

Estuda mostra que, para atingir meta de produção de etanol até 2020, serão necessários mais 35 mil km² de plantação de cana-de-açúcar (.)

Estuda mostra que, para atingir meta de produção de etanol até 2020, serão necessários mais 35 mil km² de plantação de cana-de-açúcar (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Se não for feita com cuidado, a expansão da área plantada para elevar a produção nacional de biocombustível até 2020 pode forçar criadores de gado a avançar sobre o Cerrado e a Amazônia. O movimento provocaria desmatamento e a consequente emissão de gases do efeito estufa que o País levaria mais de 200 anos para compensar. É o que diz um estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

O estudo simula cenários em que, para elevar a produção de biocombustíveis em 35 bilhões de litros até 2020, a área plantada com soja aumentaria de 191 mil km², em 2003, para até 285 mil km², em 2020. A de cana iria de 55 mil km² para 90 mil km². Se esse padrão de substituição se mantiver e a produção de carne continuar aumentando, serão necessários 3 milhões de km² de pastagens no Brasil em 2020.

O valor significaria 44% a mais do que em 2003, e parte dessa área possivelmente seria subtraída do Cerrado e da Amazônia. A devastação provocaria emissões de CO2 que só seriam compensadas por séculos de uso de biocombustível. O trabalho, de pesquisadores de instituições da Alemanha e da Organização das Nações Unidas (ONU), foi encabeçado pelo brasileiro David Lapola. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaBiocombustíveisCarbonoCombustíveisCommoditiesEmissões de CO2EnergiaEtanolPoluição

Mais de Mundo

Postura moderada do México com Trump é testada por nova ameaça tarifária

Tarifas dos EUA levantam dúvidas sobre futuro industrial do Vietnã

União Europeia busca alianças para enfrentar novas tarifas de Trump

Terremoto de magnitude 6,7 atinge região leste da Indonésia nesta segunda-feira