Mundo

Estudantes chilenos protestam por acesso às universidades

No final do protesto, alguns manifestantes lançaram objetos contra a polícia, que dispersou os agressores com bombas de gás lacrimogêneo


	Chile: estudantes exigem o fim do sistema conhecido como "ranking de notas"
 (Rawderson Rangel/Wikimedia Commons)

Chile: estudantes exigem o fim do sistema conhecido como "ranking de notas" (Rawderson Rangel/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2014 às 20h51.

Ao menos dois mil estudantes de colégios públicos protestaram nesta quarta-feira, no centro de Santiago, para exigir mudanças no sistema de notas para o ingresso nas universidades.

Vestidos com seus uniformes, os estudantes caminharam pacificamente pela Avenida Alameda, passando diante do Palácio de La Moneda e do Ministério da Educação, sob forte vigilância policial, constatou a AFP.

No final do protesto, alguns manifestantes lançaram objetos contra a polícia, que dispersou os agressores com bombas de gás lacrimogêneo.

Os estudantes exigem o fim do sistema conhecido como "ranking de notas", que considera a média das notas obtidas durante o ensino médio, combinada com a nota final do exame de ingresso na universidade.

O Conselho de Reitores das Universidades Chilenas (Cruch) confirmou que este ano o ranking será mantido, mas aceita discuti-lo em 2015.

Os manifestantes, estudantes de colégios de excelência, rejeitam o ranking, adotado em 2011, que segundo eles reduziria suas chances de ingresso nas universidades devido ao alto grau de exigência de suas instituições de ensino.

Acompanhe tudo sobre:Educação no BrasilEnsino superiorFaculdades e universidadesProtestosProtestos no Brasil

Mais de Mundo

Argentina aposta em 11 mercados de Américas e Europa para atrair turistas estrangeiros

Mudanças de Milei no câmbio geram onda de calotes de empresas na Argentina

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial