Mundo

Estes são os países que mais detestam os Estados Unidos

83% dos jordanianos se manifestaram negativamente sobre os EUA. Contudo, quando o tema é o Estado Islâmico, 77% da população apoia a estratégia dos americanos

Bandeira dos EUA: 24% dos países pesquisados pelo Pew Research Center enxergam os Estados Unidos de forma negativa (Getty Images)

Bandeira dos EUA: 24% dos países pesquisados pelo Pew Research Center enxergam os Estados Unidos de forma negativa (Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 3 de julho de 2015 às 16h31.

São Paulo – Uma nova pesquisa mostra que, no geral, a imagem dos Estados Unidos perante o mundo é positiva. Há, contudo, um punhado de países que detestam o país liderado pelo presidente Barack Obama. A não ser que o assunto seja a atuação dos americanos no combate aos avanços do Estado Islâmico (EI).

Intitulada “America’s Global Image”, a pesquisa é produzida pelo Pew Research Center, uma organização independente que é formada por especialistas de diferentes áreas que se dedicam ao estudo dos acontecimentos políticos, sociais e econômicos, e faz parte um estudo global que teve como objetivo avaliar o grau de apoio do governo americano em 39 países.

De acordo com os resultados obtidos pela organização, 69% dos países pesquisados têm uma opinião favorável em relação aos Estados Unidos, enquanto que 24% enxergam o país de forma desfavorável.

E o local que mais detesta os ianques é a Jordânia. Segundo a pesquisa, 83% dos entrevistados no país expressaram sentimentos negativos, enquanto que apenas 14% enxergam coisas boas nos EUA.

Em segundo lugar está a Rússia, onde 81% da população se manifestou contra o país e, em seguida, na terceira posição e com 70% de opiniões negativas, estão as pessoas que vivem nos territórios palestinos. Em quarto e com 62%, estão os paquistaneses e, em quinto, com 60%, os libaneses.

EUA x EI

Quando o assunto é a atuação dos Estados Unidos em relação às ameaças do grupo Estado Islâmico (EI), contudo, este quadro muda de figura.

Na Jordânia, um dos países que fazem fronteira com a Síria e o Iraque e que, portanto, está exposto ao problema, 77% das pessoas disseram apoiar a liderança americana na coalizão que vem bombardeando posições dos jihadistas.

A população dos territórios palestinos e os libaneses seguem esta linha. Entre os palestinos, 53% se manifestou a favor, enquanto que no Líbano, que assim como a Jordânia também está vulnerável ao EI, esta percentagem sobe para 78%.

Já na Rússia, que está a milhares de quilômetros de distância deste problema, só 14% da população declarou ser favorável às ações americanas contra os extremistas. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEstado IslâmicoEstados Unidos (EUA)EuropaGuerrasIraqueJordâniaLíbanoPaíses ricosPaquistãoRússiaSíria

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado