Mundo

Estas são as maiores ameaças para o mundo em 2017

Estudo anual procurou levantar os eventos que a humanidade terá de enfrentar neste ano. Veja o resultado

Refugiados na Hungria (Christopher Furlong/Getty Images)

Refugiados na Hungria (Christopher Furlong/Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 18 de fevereiro de 2017 às 07h00.

Última atualização em 18 de fevereiro de 2017 às 16h04.

São Paulo – Pela primeira vez em dez anos, desastres decorrentes da violência do clima figuram na primeira colocação entre as maiores ameaças que o mundo enfrentará em 2017.

A constatação é do Relatório de Riscos Globais, um estudo anual , concedido em primeira mão a EXAME, conduzido pelo Fórum Econômico Mundial e o Zurich Insurance Group.

Conduzido com 750 especialistas, o relatório procurou traçar os maiores riscos que a humanidade enfrentará em 2017 de acordo com cinco categorias: econômicos, ambientais, geopolíticos, sociais e tecnológicos.

Em segundo lugar entre os maiores riscos estão as migrações forçadas, o deslocamento de pessoas de suas comunidades por conta de conflitos armados, pobreza e eventos associados às mudanças climáticas.

Desastres naturais, como terremotos, erupções vulcânicas e deslizamentos de terra, aparecem na terceira posição. O medo de ataques terroristas e fraudes ou roubos de dados figuram em seguida, na quarta e quinta colocação no ranking das maiores ameaças do ano.

Histórico

O estudo trouxe ainda um panorama da percepção dos riscos nos últimos dez anos. Entre os anos de 2008 e 2010, por exemplo, as maiores ameaças tinham ligação com as instabilidades econômicas que devastaram o mundo. Uma delas, inclusive, era o medo de uma desaceleração do crescimento chinês.

A partir de 2011, no entanto, eventos associados ao meio ambiente e as mudanças climáticas passaram a figurar na lista dos riscos globais. Em 2016, quando a crise de refugiados tomou proporções globais ao ultrapassar a marca de 65 milhões de pessoas nessa situação, a migração forçada reinou como a maior preocupação.

 

Acompanhe tudo sobre:Fórum Econômico MundialImigraçãoMudanças climáticas

Mais de Mundo

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin