Mundo

Estas são as maiores ameaças para o mundo em 2017

Estudo anual procurou levantar os eventos que a humanidade terá de enfrentar neste ano. Veja o resultado

Refugiados na Hungria (Christopher Furlong/Getty Images)

Refugiados na Hungria (Christopher Furlong/Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 18 de fevereiro de 2017 às 07h00.

Última atualização em 18 de fevereiro de 2017 às 16h04.

São Paulo – Pela primeira vez em dez anos, desastres decorrentes da violência do clima figuram na primeira colocação entre as maiores ameaças que o mundo enfrentará em 2017.

A constatação é do Relatório de Riscos Globais, um estudo anual , concedido em primeira mão a EXAME, conduzido pelo Fórum Econômico Mundial e o Zurich Insurance Group.

Conduzido com 750 especialistas, o relatório procurou traçar os maiores riscos que a humanidade enfrentará em 2017 de acordo com cinco categorias: econômicos, ambientais, geopolíticos, sociais e tecnológicos.

Em segundo lugar entre os maiores riscos estão as migrações forçadas, o deslocamento de pessoas de suas comunidades por conta de conflitos armados, pobreza e eventos associados às mudanças climáticas.

Desastres naturais, como terremotos, erupções vulcânicas e deslizamentos de terra, aparecem na terceira posição. O medo de ataques terroristas e fraudes ou roubos de dados figuram em seguida, na quarta e quinta colocação no ranking das maiores ameaças do ano.

Histórico

O estudo trouxe ainda um panorama da percepção dos riscos nos últimos dez anos. Entre os anos de 2008 e 2010, por exemplo, as maiores ameaças tinham ligação com as instabilidades econômicas que devastaram o mundo. Uma delas, inclusive, era o medo de uma desaceleração do crescimento chinês.

A partir de 2011, no entanto, eventos associados ao meio ambiente e as mudanças climáticas passaram a figurar na lista dos riscos globais. Em 2016, quando a crise de refugiados tomou proporções globais ao ultrapassar a marca de 65 milhões de pessoas nessa situação, a migração forçada reinou como a maior preocupação.

 

Acompanhe tudo sobre:Fórum Econômico MundialImigraçãoMudanças climáticas

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia