Butão: Com uma população de 770 mil pessoas, o país tornou-se uma das campanhas de vacinação mais rápidas e eficazes do mundo executada durante a pandemia (Upasana DAHAL / AFP/Getty Images)
André Martins
Publicado em 1 de agosto de 2021 às 16h43.
Última atualização em 2 de agosto de 2021 às 12h27.
Em comunicado divulgado na terça-feira, Will Parks, o representante do UNICEF no Butão, saudou a campanha de sucesso como uma "conquista extraordinária" que foi possível graças "aos esforços exaustivos" que foram feitos para garantir a segunda dose da vacina e extensos preparativos para o lançamento da vacinação.
O UNICEF ajudou a campanha ajudando a instalar refrigeradores e geladeiras em todo o país, bem como organizando um voo fretado dos Estados Unidos para transportar as doses da vacina. O país também recebeu doações da China, Dinamarca e Índia.
O Butão relatou 2.501 infecções por coronavírus e apenas duas mortes. Suas fronteiras permaneceram fechadas por um ano, com poucas exceções, e quem entra no país deve ficar em quarentena por 21 dias. O governo liderado por um primeiro ministro médico - o país tem apenas 337 - também montou um plano de rastreamento de contatos de pessoas infectadas e distribuiu máscaras para a população.
A campanha bem-sucedida incluiu um alcance rápido e precoce pelo governo auxiliado por uma ampla rede de profissionais de saúde e voluntários que ajudaram a entregar as vacinas em pequenas aldeias em áreas rurais de difícil acesso. Uma postura pró-ativa por parte de funcionários de alto escalão para lidar com a hesitação e a desinformação também se provou a chave para seu sucesso.
O Ministro da Saúde do Butão, Dechen Wangmo, compartilhou uma foto mostrando profissionais de saúde caminhando por um caminho rochoso, levando vacinas para vilarejos remotos.
#COVIDVaccination; Today as we come to an end of our week long #COVID19 vaccination campaign, heath workers across the country are gearing up for the next program to reach the unreached- Vaccination of people with disabilities and mobility limitations for the next one week. pic.twitter.com/BguRVeNmmE
— Dechen Wangmo (@DechenwangmoM) July 26, 2021
Embora tenha recebido as primeiras doses contra covid em janeiro, o dia da campanha nacional de vacinação foi selecionado por meio de consultas astrológicas com monges budistas. Naquele dia, 26 de março, orações e cânticos budistas acompanharam a primeira vacinação oficial administrada a uma mulher nascida no Ano do Macaco por uma enfermeira nascida no mesmo ano, de acordo com um comunicado do gabinete do primeiro-ministro do país. Em duas semanas, Butão aplicou a primeira dose em 93% dos adultos do país.