Floresta na Etiópia: florestas ocupam menos de 4% do território do país (Eric Lafforgue/Art in All of Us/Getty Images)
Gabriela Ruic
Publicado em 30 de julho de 2019 às 15h50.
Última atualização em 30 de julho de 2019 às 15h54.
São Paulo – Os esforços ambientais na Etiópia ganharam contornos impressionantes. Nesta terça-feira, 30 de julho, o país anunciou ter plantado 350 milhões de árvores em apenas doze horas. O feito foi celebrado pelo ministro da Inovação e Tecnologia, Dr. Getahun Makuria.
BREAKING NEWS!!
ETHIOPIA PLANTED
353,633,660 TREE SEEDLINGS IN 12Hours#GreenLegacyEthiopia#PMOEthiopia pic.twitter.com/TewfqNzXMN— Dr.-Ing. Getahun Mekuria (@DrGetahun) July 29, 2019
O impulso ambientalista é resultado de uma iniciativa que recebeu o nome de #GreenLegacy (“Legado verde”, em tradução para o português), liderado pelo primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed. Segundo a rede de notícias CNN, toda a população do país foi convidada a participar da campanha. Nas primeiras seis horas, disse o primeiro-ministro, 150 milhões de árvores haviam sido plantadas.
#GreenLegacy is a vision for the next generation. It is creating a blueprint for them and showing them the way. #GreenEthiopia #HealthyEthiopia 🇪🇹 pic.twitter.com/TFudQhiAKc
— Amir Aman, MD (@amirabiy) July 29, 2019
O governo da Etiópia acredita ter batido o recorde em plantio de árvores, até então da Índia. Em 2017, os 1,5 milhão de voluntários plantaram 66 milhões de árvores em doze horas. O objetivo dos etíopes, contudo, é ainda mais ambicioso: plantar 4 bilhões de árvores até outubro, quando se encerra o período das chuvas.
Uma das maiores populações da imensa África, a Etiópia é um país duramente afetado pela pobreza e os efeitos das mudanças climáticas. Dados da ONG Farm Africa mostram que 85% dos etíopes trabalham com agricultura, mas 35% da população, hoje estimada em 105 milhões, passa fome. As florestas representam menos de 4% do território e o país ainda luta para se recuperar de uma seca intensa que devastou a produção entre 2015 e 2016.