Kinan: "Parem a guerra na Síria, não queremos ir para a Europa. Apenas parem a guerra", apela o menino de 13 anos. (Reprodução/ Youtube/ Al Jazeera)
Vanessa Barbosa
Publicado em 4 de setembro de 2015 às 09h19.
São Paulo - Em um vídeo curto de apenas 45 segundos, um jovem refugiado sírio faz um apelo forte para o mundo: "Parem a guerra na Síria, não queremos ir para a Europa", diz o menino de 13 anos.
O registro foi feito pela rede de televisão árabe Al Jazeera e viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira, um dia após a tragédia envolvendo o pequeno Aylan al-Kurdi, encontrado morto numa praia da Turquia após um naufrágio e que virou símbolo do drama dos refugiados.
Uma equipe de repórteres da TV árabe encontrou o adolescente, que se chama Kinan Masalemeh, acompanhado de sua família em dois momentos: primeiro na fronteira da Sérvia com a Hungria e, dias depois, na estação de comboios de Budapeste, em meio a uma multidão de refugiados.
Frustrado, o adolescente esperava que as autoridades húngaras permitissem que ele e sua família embarcassem em algum comboio com destino à Alemanha.
A polícia não gosta dos sírios, nem na Sérvia, na Hungria, na Macedónia ou na Grécia, disse Kinan à TV.
Perguntado sobre que mensagem gostaria de mandar para o mundo, o menino respondeu:
"A minha mensagem? Por favor ajudem os sírios. Os sírios precisam de ajuda já. Parem simplesmente com a guerra. Nós não queremos ir para a Europa. Apenas parem a guerra na Síria, só isso.
A guerra da Síria já dura quatro anos, somando mais 250.000 mortos e 23 milhões de deslocados. Um dos seus desdobramentos foi a fortificação do grupo extremista Estado Islâmico, que vem espalhando o terror e o caos onde invade.