Mundo

Estátua de Berlusconi morto em Palácio causa polêmica

A estátua, que chega a lembrar as figuras encontradas nos museus de cera, foi desenvolvida pelos artistas Antonio Garullo e Mario Ottocento

Intitulada "O sonho dos italianos", a obra se inspira no mausoléu de líderes comunistas (Getty Images)

Intitulada "O sonho dos italianos", a obra se inspira no mausoléu de líderes comunistas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2012 às 15h52.

Roma - Uma polêmica e realista estátua de Silvio Berlusconi, que retrata o ex-primeiro-ministro da Itália como se ele estivesse morto ou dormindo, está sendo apresentada ao público no Palazzo Ferrajoli, situado no centro de Roma e próximo ao Palácio Chigi - sede do Governo da Itália, atualmente ocupado pelo Executivo tecnocrata de Mario Monti.

A estátua, que chega a lembrar as figuras encontradas nos museus de cera, foi desenvolvida pelos artistas Antonio Garullo e Mario Ottocento. De acordo com os criadores, a ideia era recriar a identidade que melhor representa os ideais de Berlusconi e a figura do ex-primeiro-ministro.

Intitulada "O sonho dos italianos", a obra se inspira no mausoléu de líderes comunistas, como Lênin e Mao Tsé-Tung, e convida o público a uma grande reflexão da "era berlusconiana", como dizem os artistas.

Em entrevista à Agência Efe, o casal de artistas, que se casaram em 2002, em Amsterdam, declarou que este "Berlusconi adormecido" representa "a mais profundo imaginário italiano".

"Milhões de italianos se identificaram com o sonho de um Berlusconi triunfador", afirmaram Garullo e Ottocento, que explicaram que o título da obra se baseia nas próprias palavras do ex-primeiro-ministro. Isso porque, parafraseando Martin Luther King, Berlusconi disse que representava "o sonho dos italianos" ao chegar ao poder em 1994.

De acordo com os autores, Berlusconi também se costumava a apresentar desta forma nas famosas festas que marcaram o final de seu mandato e pelas quais o político ainda possui uma causa judicial por incitação à prostituição.

A obra, que foi idealizada em 2010 e concluída no final de 2011, é constituída por uma caixa de vidro (espécie de caixão) e pela estátua de Berlusconi em tamanho real, que, por sua vez, chama atenção ao retratar o ex-político morto ou dormindo com um sorriso estampado no rosto.

Os artistas ainda acrescentam um pouco mais de polêmica ao apresentar Berlusconi com uma camisa desabotoada, a calça entreaberta e com duas pantufas do Mickey Mouse. Neste caso, o objetivo era relacionar a figura do ex-primeiro-ministro com os heróis das histórias em quadrinhos.

Depois da polêmica levantada com "O Sonho dos Italianos", Ottocento e Garullo trabalham atualmente em uma escultura do papa Bento XVI, que deverá seguir a mesma linha da representação do "Berlusconi embalsamado". De acordo com os artistas, a ideia é continuar explorando o universo das figuras representativas do poder na Itália. 

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisEuropaItáliaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticosSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido