Mundo

Estas são as ameaças que estão tirando o sono dos europeus

Os europeus estão indo às urnas escolher a nova composição do Parlamento Europeu. Veja quais são as principais preocupações na região

Manifestações contra as mudanças climáticas na Europa: tema é preocupação número um na cabeça dos europeus (Leonhard Foeger/Reuters)

Manifestações contra as mudanças climáticas na Europa: tema é preocupação número um na cabeça dos europeus (Leonhard Foeger/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 26 de maio de 2019 às 06h00.

Última atualização em 26 de maio de 2019 às 06h00.

São Paulo – Os países-membros da União Europeia estão nas urnas desde a quinta-feira, 23 de maio, quando foi dado o início às eleições para o Parlamento Europeu, uma das instituições mais poderosas do bloco. E são as ameaças representadas pelas mudanças climáticas e o grupo extremista Estado Islâmico as que estão tirando o sono dos europeus.

É o que revelou uma pesquisa conduzida pelo Pew Research Center, centro de pesquisas dedicado ao estudo de diversos temas de impacto regional e global.

O levantamento, que foi divulgado no começo de 2019, abrange dez países, como Alemanha, França, Itália, Holanda, Polônia e Reino Unido, que está em processo de saída do bloco. Veja abaixo:

Embora a maior preocupação na cabeça dessas pessoas seja mudanças climáticas e atividade terrorista, na Holanda, por exemplo, a ameaça considerada mais urgente foi a de ciberataques.

A Polônia, por sua vez, citou a influência e o poder da Rússia como tal. Pudera: o país faz fronteira com o território da Rússia e é imediatamente afetado por qualquer ação.

A pesquisa também focou nas ameaças de acordo com cidadãos do Canadá, Estados Unidos e Rússia. Os primeiros também posicionaram as mudanças climáticas como maiores ameaças ao seu país, enquanto os americanos citaram ciberataque.

Do lado dos russos, a grande preocupação é o Estado Islâmico, grupo que é formado por combatentes de diferentes países, inclusive de países da ex-repúblicas da União Soviética.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasEstado IslâmicoEuropaMudanças climáticasUnião Europeia

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada