Mundo

Estamos tratando com animais, diz Trump sobre imigrantes

Em ato de campanha, o candidato republicano atacou os imigrantes, os quais, segundo ele, representam uma ameaça terrorista para o território americano


	Donald Trump: "não sabemos nada deles. Isso poderia ser o maior cavalo de Troia de todos os tempos"
 (Kevin Lamarque / Reuters)

Donald Trump: "não sabemos nada deles. Isso poderia ser o maior cavalo de Troia de todos os tempos" (Kevin Lamarque / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2016 às 22h06.

Em ato de campanha nesta quinta-feira (4), o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, atacou os imigrantes, os quais, segundo ele, representam uma ameaça terrorista para o território americano, citando vários países de maioria muçulmana.

"Centenas de refugiados, que vêm de territórios e dos países mais perigosos da terra, não? Temos de pôr fim a essa prática" - disse ele em Portland, no Maine (nordeste dos EUA).

"Deixamos entrar pessoas que vêm de países terroristas e que não deveriam ter esse direito, porque não podemos controlá-los", reiterou o candidato republicano.

"Não sabemos nada deles. Isso poderia ser o maior cavalo de Troia de todos os tempos", acrescentou.

Desde o ano passado, o empresário usa a imagem do cavalo de Troia para denunciar a acolhida de refugiados sírios nos Estados Unidos.

Hoje, porém, atacou uma categoria maior, ao se referir aos imigrantes procedentes de países com maioria muçulmana.

Donald Trump citou o caso de um estudante marroquino detido nos Estados Unidos por tentar cometer um atentado, e o de um refugiado do Uzbequistão perseguido por ter tentado treinar recrutas na fabricação de bombas.

"Estamos tratando com animais", denunciou Trump.

O candidato também evocou detenções e condenações de pessoas originárias de Síria, Somália, Afeganistão, Filipinas, Iraque, Paquistão e Iêmen.

Lembrou ainda de um setor "jihadista" na comunidade somali de Minnesota e lamentou que os Estados Unidos tenham acolhido como refugiados os irmãos Tsarnaev. A dupla foi responsável pelo atentado na maratona de Boston, em 2013.

"Vocês têm a opção entre serem inteligentes, astutos e duros, ou serem muito, muito idiotas e cegos", declarou Donald Trump.

"Hillary Clinton quer acolhê-los às centenas de milhares", disse aos correligionários.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia