Mundo

EUA registram quase 500 casos de coronavírus; Itália confirma 463 mortes

De acordo com o CDC, o número de casos da doença chegou a 472, sendo 322 sob investigação; o total de mortos no país é de 19

Coronavírus: Estados Unidos já registra 19 mortes e quase 500 caso da doença (Karen Ducey/Getty Images)

Coronavírus: Estados Unidos já registra 19 mortes e quase 500 caso da doença (Karen Ducey/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 9 de março de 2020 às 16h46.

Última atualização em 9 de março de 2020 às 18h08.

Um funcionário do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos disse nesta segunda-feira que a agência registrou quase 500 casos de coronavírus, incluindo aqueles sob investigação, até a tarde de domingo, e que espera que a maior parte dos testes no país seja realizada por laboratórios comerciais.

Os laboratórios comerciais têm ampliado seus testes, após a Administração de Alimentos e Drogas dos EUA autorizar o uso imediato de testes desenvolvidos e validados por alguns laboratórios, para obter uma rápida capacidade de testagem.

As autoridades de saúde dos EUA esperam enviar kits adicionais de testes para cobrir entre 1,5 milhão a 1,7 milhão de pessoas até o fim desta semana, disse o secretário de Saúde e Serviços Humanos Alex Azar a repórteres na quinta-feira.

De acordo com o site do CDC, o número de casos de coronavírus chegou a 472, sendo 322 sob investigação. O total de mortos foi a 19, segundo dados até a tarde de domingo.

O número de mortos por um surto na região norte da Itália da Lombardia, que deu início a um contágio em todo o país, aumentou no último dia para 333, ante o total anterior de 267, disse uma autoridade local nesta segunda-feira.

Os números nacionais mais recentes de mortes serão divulgados no final do dia. No domingo, a contagem em todo o país estava 366.

Itália e Espanha

Relatório divulgado na tarde desta segunda-feira, 9, pela Defesa Civil da Itália mostra que o número de contaminações por coronavírus no país tem crescido de maneira acelerada. Nas últimas 24 horas foram 1.797 novos casos confirmados, elevando o total de infecções para 9.172.

O número de mortos também cresceu. São agora 463 vítimas fatais do Covid-19, ante 366 registradas até ontem. A Itália é o país europeu que mais tem casos confirmados de coronavírus.

Já na Espanha, o número de pessoas infectadas já chega a 1.204, com 28 mortes, segundo o último boletim, divulgado nesta segunda-feira (9) pelo Ministério da Saúde local. O órgão também anunciou o fechamento das instituições de ensino na região de Madri e em outras duas cidades.

Em um dia, praticamente dobrou o número de casos de COVID-19 no país, passando  589 registrados até o domingo para mais de mil nesta segunda, com a maior parte dos diagnósticos positivos registrados nas regiões de Madri (centro) e duas cidades do País Basco (norte).

Os dados "indicam uma mudança para pior na evolução da doença na Espanha", disse o ministro da Saúde, Salvador Illa, observando que a alteração da tendência ocorreu na tare de domingo.

Nesse contexto, o ministro anunciou que todos os centros de ensino, do maternal à universidade, na região de Madri e nas cidades de Vitória e Labastida, no País Basco, serão fechados.

O ministro também informou que o jogo de futebol pela Liga Europa entre Sevilha e Roma, na quinta-feira, será disputado a portas fechadas.

(Com Reuters e AFP)

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEstados Unidos (EUA)ItáliaMortes

Mais de Mundo

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20