Mundo

Estados Unidos começam a retirar soldados do Afeganistão

Um grupo de 650 soldados que estavam baseados no nordeste de Cabul deixou o país

Soldados são recebidos com festa pelos familiares na volta para casa: pelo menos 800 militares devem partir do Afeganistão até o final de julho (John Moore/Getty Images/AFP)

Soldados são recebidos com festa pelos familiares na volta para casa: pelo menos 800 militares devem partir do Afeganistão até o final de julho (John Moore/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2011 às 09h17.

Cabul - Um primeiro contingente dos 10 mil soldados que os Estados Unidos planejam retirar ainda este ano do Afeganistão já começou a deixar o país, anunciaram nesta sexta-feira autoridades militares norte-americanas.

Um grupo de 650 soldados que estavam baseados no nordeste de Cabul deixou o Afeganistão e não será substituído, afirmou o major Michael Wunn, porta-voz do Exército dos EUA.

No final de junho, o presidente Barack Obama anunciou a retirada de um terço do contingente norte-americano em serviço no país, que chega a um total de 33 mil homens.

Pelo menos 800 militares devem partir do Afeganistão até o final de julho e dez mil até o final do ano, garantem as autoridades norte-americanas.

As forças de segurança de Washington representam mais de dois terços das tropas da coalizão internacional em serviço no Afeganistão, que conta com um total de 140 mil militares.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaEstados Unidos (EUA)GuerrasPaíses ricos

Mais de Mundo

Trump diz que há 'grandes ameaças' contra sua vida vindas do Irã

Mídia oficial libanesa relata novos bombardeios israelenses no Sul e no Leste do país

China testa míssil balístico intercontinental no Oceano Pacífico

Israel diz ter interceptado míssil em Tel Aviv e anuncia morte de líder do Hezbollah