Mundo

Estado palestino deveria existir há muito tempo, diz Ban Ki-moon

O secretário-geral da ONU reiterou nesta sexta-feira seu apoio aos palestinos

Ban Ki-moon: "a visão de dois Estados que permitam a Israel e os palestinos viver juntos, em paz e com segurança, é uma visão que continua sendo válida" (Bradley Ambrose/AFP)

Ban Ki-moon: "a visão de dois Estados que permitam a Israel e os palestinos viver juntos, em paz e com segurança, é uma visão que continua sendo válida" (Bradley Ambrose/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2011 às 10h24.

Canberra - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reiterou nesta sexta-feira o apoio à criação de um Estado palestino, que para ele deveria existir há muito tempo e para o qual os palestinos pretendem pedir a incorporação à ONU com base nas fronteiras de 1967.

"A visão de dois Estados que permitam a Israel e os palestinos viver juntos, em paz e com segurança, é uma visão que continua sendo válida e apóio plenamente", declarou Ban durante uma visita a Austrália.

"Apóio a aspiração dos palestinos de um Estado da Palestina independente e soberano. Deveria existir há muito tempo", completou.

Os palestinos pretendem pedir em menos de duas semanas, na Assembleia Geral da ONU, o reconhecimento do Estado, projeto que tem a oposição de Israel e dos Estados Unidos, além de dividir os países europeus.

Acompanhe tudo sobre:ONUPalestinaConflito árabe-israelense

Mais de Mundo

Reunião com Rubio foi 'ótima' e Lula e Trump devem se encontrar em breve, diz chanceler

Em meio a tensão com Venezuela, chefe militar dos EUA na América Latina deixará o cargo

Marco Rubio e Mauro Vieira terminam reunião na Casa Branca para discutir tarifas sobre o Brasil

Helicópteros de elite dos EUA sobrevoam o Caribe a menos de 150 km da Venezuela, diz jornal