Mundo

Estado-Maior russo e Otan mantêm primeiros contatos desde 2014

Por telefone, foram abordados "os atuais problemas de segurança" e também "a possibilidade de retomar a cooperação militar"

Petr Pavel: contatos haviam sido interrompidos após a anexação da Crimeia e a explosão de um conflito entre o exército ucraniano e os separatistas pró-Rússia na Ucrânia (Francois Lenoir/Reuters)

Petr Pavel: contatos haviam sido interrompidos após a anexação da Crimeia e a explosão de um conflito entre o exército ucraniano e os separatistas pró-Rússia na Ucrânia (Francois Lenoir/Reuters)

A

AFP

Publicado em 3 de março de 2017 às 14h01.

O Estado-Maior russo anunciou nesta sexta-feira que manteve os primeiros contatos com dirigentes militares da Otan desde a interrupção de sua colaboração, após o início da crise ucraniana, em 2014.

O comandante do Estado-Maior do exército russo, Valeri Guerasimov, e o presidente do comitê militar da Otan, o general tcheco Petr Pavel, conversaram por telefone a pedido da Aliança Atlântica, segundo Moscou.

Os dois abordaram "os atuais problemas de segurança, a possibilidade de retomar a cooperação militar, a prevenção de incidentes e a participação de representantes da Aliança nos eventos internacionais organizados" por Moscou, afirma um comunicado do ministério russo da Defesa.

Guerasimov expressou preocupação com o "aumento da atividade militar da Otan perto das fronteiras russas" e informou a Pavel sobre os futuros exercícios militares previstos por Moscou.

Os dois "confirmaram a necessidade de adotar medidas recíprocas para reduzir a tensão e estabilizar a situação na Europa", segundo o comunicado.

Otan e Rússia interromperam os contatos militares no início de 2014, depois que Moscou anexou a Crimeia e da explosão de um conflito entre o exército ucraniano e os separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia.

Acompanhe tudo sobre:OtanRússia

Mais de Mundo

Governo mexicano rechaça decisão de Trump de recriar programa “Fique no México”

Quem são as celebridades presentes na posse de Trump?

UE lança processo contra China na OMC por 'práticas desleais' sobre patentes

Quem está representando o Brasil na posse de Trump?