Mundo

Estado Islâmico pode ter outros ataques planejados, diz CIA

O diretor da CIA alertou que os ataque em Paris não foram "um evento único" e que o Estado Islâmico já pode estar preparando operações similares


	O diretor da CIA, John Brennan: "antecipo que essa não é a única operação que o Isil tem em seu planejamento"
 (Don Emmert/AFP)

O diretor da CIA, John Brennan: "antecipo que essa não é a única operação que o Isil tem em seu planejamento" (Don Emmert/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2015 às 16h51.

Washington - O diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), John Brennan, alertou nesta segunda-feira que os ataques da semana passada em Paris não foram "um evento único" e que o Estado Islâmico já pode estar preparando operações similares.

"Antecipo que essa não é a única operação que o Isil tem em seu planejamento", disse Brennan em discurso para um instituto de políticas, usando uma das siglas pelas quais o Estado Islâmico é conhecido.

"E os serviços de segurança e inteligência na Europa e em outros lugares estão neste momento trabalhando febrilmente para ver o que mais podem fazer para descobrí-los."

Brennan fez esses comentários no momento em que autoridades na França, na Bélgica e em outros países buscam suspeitos dos ataques da última sexta-feira em uma casa de shows, nos arredores de um estádio, e em bares e restaurantes de Paris, que mataram 129 pessoas e foram reivindicados pelo Estado Islâmico.

O chefe da CIA disse que a inteligência norte-americana ainda não confirmou que o Estado Islâmico foi responsável pelos ataques, mas acrescentou que os atentados em Paris e o suposto ataque a bomba em um avião de passageiros russo no Egito em 31 de outubro "têm as marcas" do grupo islâmico radical.

Em novo vídeo que veio a público nesta segunda-feira, o Estado Islâmico ameaça "atacar a América" em Washington e alertou que os países que participam dos ataques aéreos na Síria sofrerão o mesmo que a França sofreu.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasCIAEstado IslâmicoEuropaFrançaMetrópoles globaisPaíses ricosParis (França)Terrorismo

Mais de Mundo

Zelensky critica tentativas de China e Brasil de impor novo plano de paz

Consumidores dos EUA começam a procurar porções menores nos restaurantes, diz relatório do setor

Exército de Israel diz que tropas devem ficar prontas para uma possível entrada no Líbano

"Aumento do nível do mar modificará economia, política e segurança", alerta chefe da ONU