Mundo

Estado Islâmico cria sua própria 'polícia' no Iraque

A 'polícia' aplica as ordens da 'justiça religiosa' imposta pelo EI e prende os 'criminosos' que violam essas leis


	Combatente do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) em Mussul, no Iraque
 (Reuters)

Combatente do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) em Mussul, no Iraque (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2014 às 13h15.

Mossul - O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) fundou nesta semana um 'corpo policial' na província de Ninawa, no norte do Iraque, para manter a segurança na região e aplicar suas leis.

Homens de todas as idades, incluídos menores, fazer parte da força policial, explicou neste sábado à Agência Efe Mohammed al Taei, funcionário da prefeitura de Mossul antes dos jihadistas ocuparem a cidade.

O novo aparato de segurança dos jihadistas se chama 'polícia islâmica' e é comandada por Wisam al Jabouri, que foi condenado a três anos de prisão por seu envolvimento em atos terroristas durante a invasão americana no Iraque.

Os agentes vestem uniformes azul escuro, túnicas curtas e mostram no braço uma insígnia em branco com a inscrição 'Polícia Islâmica na Província de Ninawa'.

A nova força utiliza veículos do aparato de segurança iraquiano que foram expropriadas. Os jihadistas pintaram nas laterais círculos negros com o lema do EI, 'Maomé, profeta de Deus'.

Além disso, a 'polícia' emprega embarcações para supervisionar o rio Tigre.

Segundo o funcionário, a 'polícia' aplica as ordens da 'justiça religiosa' imposta pelo EI e prende os 'criminosos' que violam essas leis.

Recentemente, membros da nova força de segurança detiveram 53 antigos policiais e aplicaram chicotadas nos agentes como castigo pois eles teriam consumido entorpecentes e álcool e pronunciado a palavra 'daesh' (sigla em árabe do EI).

O grupo jihadista, que impõe uma interpretação radical da 'sharia' (lei islâmica), proíbe que se pronuncie as siglas de seu nome e considera isto um insulto. EFE

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraqueIslamismo

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação