Mundo

Estado Islâmico captura 90 em vilarejos cristãos na Síria

Militantes radicais fizeram incursões durante madrugada em cidade majoritariamente controlada por curdos


	Bandeira do Estado Islâmico: área da Síria é estrategicamente importante na luta contra o Estado Islâmico porque faz fronteira com territórios controlados pelo grupo no Iraque
 (Afp.com / Jm Lopez)

Bandeira do Estado Islâmico: área da Síria é estrategicamente importante na luta contra o Estado Islâmico porque faz fronteira com territórios controlados pelo grupo no Iraque (Afp.com / Jm Lopez)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2015 às 09h53.

Amã - Militantes do Estado Islâmico capturaram pelo menos 90 pessoas de vilarejos cristãos assírios no nordeste da Síria, disse nesta terça-feira um grupo de monitoramento que rastreia a violência no país.

O Observatório Sírio para Direitos Humanos, com sede na Grã-Bretanha, disse que os militantes realizaram incursões durante a madrugada em vilarejos rurais habitados por uma minoria cristã, ao oeste de Hasaka, cidade majoritariamente controladas por curdos.

A milícia curda da Síria renovou o ataque aos militantes, lançando duas ofensivas contra eles no nordeste da Síria no domingo, ajudada por ataques aéreos comandados pelos Estados Unidos e por iraquianos peshmergas que atacam territórios do Estado Islâmico a partir de sua parte da fronteira.

Essa área da Síria é estrategicamente importante na luta contra o Estado Islâmico porque faz fronteira com territórios controlados pelo grupo no Iraque, onde, no último ano, o grupo extremista cometeu atrocidades contra a comunidade yazidi.

Tel Tamr, uma cidade perto dos vilarejos cristãos assírios onde as capturas ocorreram, testemunhou confrontos pesados entre guerrilheiros do Estado Islâmico e a milícia curda YPG, disse o Observatório.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoPaíses ricosEstados Unidos (EUA)IraqueSíria

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra