Mundo

Estado indiano ordena abate de aves após surto de gripe aviária

Vírus da doença foi confirmado no vilarejo de Keranga, a cerca de 35 quilômetros de Bhubaneswar, capital do Estado de Odisha

Gripe aviária na Índia: mais de 30 mil aves foram abatidas em um surto similar na região em 2012 (Getty Images/Getty Images)

Gripe aviária na Índia: mais de 30 mil aves foram abatidas em um surto similar na região em 2012 (Getty Images/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 27 de dezembro de 2016 às 10h33.

Bhubaneswar - Um Estado no leste da Índia ordenou o abate de mais de 2.500 galinhas e outras aves após quatro corvos mortos e outras três aves testarem positivo para o vírus H5N1, altamente patogênico, disseram autoridades nesta terça-feira.

O vírus da gripe aviária foi confirmado no vilarejo de Keranga, a cerca de 35 quilômetros de Bhubaneswar, capital do Estado de Odisha, segundo autoridades veterinárias, dias após dezenas de corvos e galinhas sem encontradas mortas.

Mais de 30 mil aves foram abatidas em um surto similar na região em 2012.

"Emitimos um aviso para seguir medidas imediatas para completar as operações de abate, segurança e saneamento na área infectada", disse o comissário estadual do Departamento de Desenvolvimento de Pesca e Recursos Animais, Bishnupada Sethi, à Reuters.

O vírus H5N1 é considerado altamente patogênico. Ele também pode ser transmitido para animais como porcos, cavalos, gatos, cachorros e às vezes humanos.

Acompanhe tudo sobre:DoençasGripe aviáriaÍndia

Mais de Mundo

Zelensky diz estar disposto a renunciar se isso garantir a paz na Ucrânia

Israel invade Cisjordânia com tanques pela primeira vez em mais de 20 anos

Eleições na Alemanha: cenário incerto pode levar a governo de coalizão

Trump e Putin estreitam laços e negociam futuro da Ucrânia sem Kiev e Europa