Mundo

Estado-chave nos EUA, Iowa inicia votação antecipada

Pequeno em tamanho, mas com um grande peso simbólico, Iowa agora recebe todos os olhares das equipes de campanha de Barack Obama e Mitt Romney


	Obama discursa em Iowa no dia 14 de agosto: Quando Obama derrotou o senador John McCain em 2008, os eleitores de Iowa emitiram 545 mil votos antecipados
 (Scott Olson/Getty Images/AFP)

Obama discursa em Iowa no dia 14 de agosto: Quando Obama derrotou o senador John McCain em 2008, os eleitores de Iowa emitiram 545 mil votos antecipados (Scott Olson/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 21h06.

Washington - O estado de Iowa, um dos que permitem votação antecipada para as eleições presidenciais de 6 de novembro nos Estados Unidos, abriu suas urnas nesta quinta-feira.

Pequeno em tamanho, mas com um grande peso simbólico, Iowa agora recebe todos os olhares das equipes de campanha do atual presidente Barack Obama e do candidato republicano, Mitt Romney.

Segundo o secretário do estado, Matt Schultz, no fechamento da jornada de terça-feira, 114.585 democratas tinham solicitado as cédulas para emitir seu voto, e apenas 22.364 republicanos o tinham feito.

Em 2004, cerca de 20% dos eleitores emitiram seu voto antes do dia da eleição, e em 2008, quando Barack Obama ganhou o pleito, essa percentagem chegou a 30%.

Quando Obama derrotou o senador John McCain (republicano pelo Arizona) em 2008, os eleitores de Iowa emitiram 545 mil votos antecipados, 30% do total e quase o dobro dos depositados em 2000.

Iowa é um estado majoritariamente rural e está situado no meio oeste dos EUA, no coração do país. Segundo o censo de 2010, tem pouco mais de 3 milhões de habitantes em 99 condados, e sua capital, Des Moines, tem população de cerca de 200 mil.

Apesar de não ser representativo da média americana de um ponto de vista econômico, social ou demográfico, é um estado-chave pelo fato de que, nos processos de primárias, é o primeiro a abrir as urnas e costuma marcar a pauta eleitoral do resto da campanha.

No fim de semana passado foram abertas as urnas nos estados de Idaho, Dakota do Sul e Vermont, e no começo de outubro chegará a 30 o número de estados que permitirão o voto antecipado.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasMitt RomneyPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Israel aprova cessar-fogo com Hezbollah, diz imprensa israelense

Supercomputador Tianhe lidera ranking global de eficiência energética em pequenos dados

Os 10 países do mundo mais dependentes de energia nuclear

Ministro alemão adverte para riscos de não selar acordo entre UE e Mercosul