Mundo

Esquerda enfrenta dificuldades na América Latina, diz NYT

Para o jornal americano New York Times, o dia de domingo foi "apenas mais um sinal da guinada à direita da América Latina"


	Lula: a reportagem ressalta ainda o fato de que líderes como Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner enfrentam acusações de corrupção
 (PAULO WHITAKER/reuters)

Lula: a reportagem ressalta ainda o fato de que líderes como Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner enfrentam acusações de corrupção (PAULO WHITAKER/reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2016 às 20h12.

O último domingo (2) não foi, definitivamente, uma dia fácil para a esquerda na América Latina. Além da derrota do acordo de paz na Colômbia, o Partido dos Trabalhadores, no Brasil, também não apresentou um bom desempenho nas eleições municipais.

Para o jornal americano New York Times, o dia de domingo foi "apenas mais um sinal da guinada à direita da América Latina".

Segundo a publicação norte-americana, uma multiplicidade de fatores "alimentam a tendência", como a queda no preço das commodities, que freou o crescimento econômico do continente e, com isso, a queda do apoio aos governos de esquerda.

"De país em país, os resultados são os mesmos: líderes abraçando políticas favoráveis ao mercado estão eclipsando as esquedas que dominavam na década anterior", comenta a reportagem, que ressalta ainda o fato de que líderes como Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner enfrentam acusações de corrupção.

Escrito pelo correspondente no Brasil, Simon Romero, o texto diz que o momento, segundo analistas políticos, não envolve a total rejeição às políticas que ganharam admiração nos últimos anos, como o Bolsa Família, que deve ser mantido pelo governo de Michel Temer.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilMichel TemerMDB – Movimento Democrático BrasileiroPolíticaAmérica LatinaArgentinaLuiz Inácio Lula da SilvaCristina Kirchner

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky