Mundo

Especialistas temem arsenal de bombas na Coreia do Norte

Entre as provas das atividades detectadas em Yongbyon estão "movimentos de veículos, vapor, vazamentos de água quente e transporte de material"


	Consequências: entre as provas das atividades detectadas em Yongbyon estão "movimentos de veículos, vapor, vazamentos de água quente e transporte de material"
 (REUTERS/Gleb Garanich)

Consequências: entre as provas das atividades detectadas em Yongbyon estão "movimentos de veículos, vapor, vazamentos de água quente e transporte de material" (REUTERS/Gleb Garanich)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2016 às 09h08.

A Coreia do Norte pode ter fabricado seis bombas nucleares ou mais nos últimos 18 meses, o que, potencialmente, elevaria o arsenal do país a 21 bombas nucleares, anunciou o Instituto de Ciência e Segurança Internacional (ISIS, na sigla em inglês), com sede em Washington.

O ISIS baseia suas estimativas em uma avaliação da quantidade de plutônio militar e de urânio altamente enriquecido que a Coreia do Norte poderia ter produzido no complexo nuclear de Yongbyon, ao norte de Pyongyang.

Com base em imagens obtidas por satélites, o secretário-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, afirmou na semana passada que a Coreia do Norte parecia ter reativado uma usina de recuperação de plutônio para uso em armas nucleares.

No fim de 2014, o ISIS calculava que Pyongyang tinha entre 10 e 16 bombas atômicas.

Desde então, a Coreia do Norte fabricou de quatro a seis, o que elevaria o arsenal total a entre 13 e 21 armas, segundo o instituto. O cálculo leva em consideração o teste de uma bomba atômica realizado por Pyongyang em 6 de janeiro.

Entre as provas das atividades detectadas em Yongbyon estão "movimentos de veículos, vapor, vazamentos de água quente e transporte de material".

O reator de cinco megawatts de Yongbyon foi fechado em 2007 como parte de um acordo de ajuda humanitária, mas a Coreia do Norte iniciou obras de reforma após o terceiro teste nuclear em 2013.

O regime norte-coreano já executou quatro testes nucleares, o mais recente deles em 6 de janeiro. Na ocasião, Pyongyang afirmou que detonou uma bomba de hidrogênio, ou bomba H.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteTestes nucleares

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto