Mundo

Espanha reduz previsão para PIB

País também aprovou corte de salários no setor público

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

O governo da Espanha reduziu sua previsão de crescimento do produto interno bruto (PIB) do país em 2011, depois da aprovação de novas medidas de austeridade fiscal para combater o crescente déficit orçamentário. Depois de uma reunião de gabinete, a ministra espanhola das Finanças, Elena Salgado, disse que o governo agora prevê um crescimento de 1,3% do PIB no próximo ano, abaixo da previsão anterior, de 1,8%.

Apesar das medidas de austeridade, Elena Salgado disse que o governo mantém a previsão de queda de 0,3% do PIB em 2010. Nesta quinta-feira (20), o governo aprovou medidas que preveem cortes salariais no setor público e o congelamento de pensões, afirmou a vice-primeira-ministra espanhola, Maria Teresa Fernandez de la Vega, durante uma entrevista coletiva.

No início desse mês, os líderes da União Europeia (UE) anunciaram, em conjunto com o Fundo Monetário Internacional (FMI), um plano de 750 bilhões de euros para conter as preocupações dos investidores com a situação fiscal de alguns membros da zona do euro. Em troca, foi solicitado aos países do bloco que possuem um elevado déficit orçamentário, como Espanha e Grécia, que adotassem novas medidas de austeridade fiscal. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEspanhaEuropaIndicadores econômicosPIBPiigs

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru