Mundo

Espanha quer atrelar planos de pensão à expectativa de vida

Proposta deixaria de corrigir as pensões de acordo com a inflação, que seriam atrelados a uma fórmula que também leva em conta a receita do sistema

Aposentados na vila de Corral de Ayllon, no centro da Espanha: país está sendo pressionado pela União Europeia para reformar o seu sistema de pensão (Sergio Perez/Reuters)

Aposentados na vila de Corral de Ayllon, no centro da Espanha: país está sendo pressionado pela União Europeia para reformar o seu sistema de pensão (Sergio Perez/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2013 às 18h27.

Madri - A Espanha está pressionando por reformas nos planos públicos de pensão que atrelariam pagamentos a expectativa de vida e a ciclos econômicos, sem elevar a idade de aposentadoria, disse a ministra do emprego Fátima Báñez nesta segunda-feira.

A proposta, que o governo apresentou a sindicatos nesta segunda-feira, deixaria de corrigir as pensões de acordo com a inflação a partir do próximo ano. Em vez disso, os pagamentos seriam atrelados a uma fórmula mais complexa, que também leva em conta a receita do sistema.

A Espanha está sob pressão da União Europeia para reformular seu sistema de pensão até o fim de 2013, para ajudar a corrigir desequilíbrios na economia num momento em que o alto desemprego gera tensão sem precedentes sobre fundos de seguridade social.

Apesar de mudanças recentes restringindo aposentadoria antecipada, o envelhecimento da população e a queda da taxa de natalidade também preocupam a Espanha.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEspanhaEuropaExpectativa de vidaPiigsreformasSaúde no Brasil

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'