Mundo

Espanha prepara imposto para patrimônios de mais de 1 milhão de euros

Madri - O governo socialista espanhol prepara um imposto sobre patrimônios de mais de 1 milhão de euros - somando propriedades e rendas -, informou nesta quinta-feira a emissora de rádio Ser. O novo imposto atingirá pessoas que, "somando tudo o que têm (propriedades, ações, rendas e economias), tenham mais de 1 milhão de euros", […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2010 às 15h22.

Madri - O governo socialista espanhol prepara um imposto sobre patrimônios de mais de 1 milhão de euros - somando propriedades e rendas -, informou nesta quinta-feira a emissora de rádio Ser.

O novo imposto atingirá pessoas que, "somando tudo o que têm (propriedades, ações, rendas e economias), tenham mais de 1 milhão de euros", segundo a rádio, que cita fontes do Executivo.

O governo prepara este tributo depois de ter suprimido em 2008 o imposto sobre o patrimônio.

Essa medida é acrescentada às anunciadas na semana passada, que preveem um corte de 5% no salário dos funcionários públicos e nas aposentadorias e pensões, além da supressão do chamado "cheque bebê" de 2.500 euros.

Com essas e outras medidas, que serão adotadas pelo governo nesta quinta-feira em um decreto-lei que deve ser analisado pelo Parlamento, o governo pretende acelerar a redução do déficit público de 11,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado para 3% em 2013.

O governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero quer aprová-lo em duas semanas, segundo a rádio.

A alta de impostos prevista não afetará "a classe média que já suporta boa parte dos esforços fiscais do país", disse Zapatero na quarta-feira.

Os principais sindicatos espanhóis, CCOO e UGT, convocaram os trabalhadores para protestar em frente aos órgãos oficiais de todo o país nesta quinta-feira à tarde, quando o conselho de ministros deverá adotar as medidas de austeridade.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaImpostosLeãopatrimonio-pessoalPiigs

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha