Mundo

Espanha pedirá € 80 milhões de indenização pela crise do pepino

A agricultura do país sofreu prejuízos quando surgiu a acusação equivocada de que um lote de pepinos espanhóis era o responsável pelo surto da bactéria E.coli

Consumidores escolhem pepinos doados por agricultores, em protesto pela acusação  (Raymond Roig/AFP)

Consumidores escolhem pepinos doados por agricultores, em protesto pela acusação (Raymond Roig/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2011 às 09h10.

Madri - A Espanha pedirá 80 milhões de euros de indenização à União Europeia (UE) pelos prejuízos provocados a sua agricultura quando surgiu a acusação, que se provou equivocada, de que um lote de pepinos do país era o responsável pelo surto da bactéria E.coli, uma quantia abaixo dos cálculos iniciais.

"O governo espanhol reivindicará a quantia para compensar o impacto do erros", disse a ministra da Agricultura, Rosa Aguilar.

Suspeitos para as autoridades alemãs de serem a origem de uma epidemia de diarreia hemorrágica, que provocou 48 mortes na Europa, os pepinos da Espanha foram descartados como os causadores do dano.

Mas o alarme inicial, que durou vários dias, provocou uma queda expressiva das exportações de frutas, legumes e verduras da Espanha para a Europa.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioContaminação de alimentosDoençasEspanhaEuropaInfecções bacterianasPiigsTrigoUnião Europeia

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA