Mundo

Espanha pede na ONU diálogo com o Reino Unido sobre Gibraltar

Processo de descolonização do território, que ficou sob o domínio britânico, ganhou os holofotes com o Brexit

Gibraltar: "A Espanha, como pede as Nações Unidas, pede abertura ao diálogo", afirmou a diplomata Francisca Pedrós (Jon Nazca/Reuters)

Gibraltar: "A Espanha, como pede as Nações Unidas, pede abertura ao diálogo", afirmou a diplomata Francisca Pedrós (Jon Nazca/Reuters)

E

EFE

Publicado em 11 de junho de 2018 às 20h14.

Nações Unidas - A Espanha pediu nesta segunda-feira ao Reino Unido a abertura de negociações sobre a questão de Gibraltar e defendeu que a ONU deve continuar se ocupando da situação da região enquanto a descolonização não seja concluída.

"A Espanha, como pede as Nações Unidas, pede abertura ao diálogo", afirmou a diplomata Francisca Pedrós, que representou o governo espanhol em reunião do Comitê de Descolonização da ONU.

Pedrós reiterou a tradicional postura da Espanha, que defende uma solução negociada com o Reino Unido para a questão.Enquanto não se resolva a questão, as autoridades espanholas consideram que o Comitê de Descolonização deve manter Gibraltar na lista de territórios que não foram descolonizados.

"A Espanha convidou repetidamente o Reino Unido, um país amigo, sócio e aliado, para cumprir o mandato das Nações Unidas e negociar sobre Gibraltar nos termos que a própria ONU estabelece", disse.

Na reunião de hoje, o ministro principal de Gibraltrar, Fabián Picardo, confiou que o novo governo da Espanha aposte pela cooperação em vários assuntos, incluindo as consequências da saída do Reino Unido da União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEspanhaONUReino Unido

Mais de Mundo

Hamas acusa Netanyahu de rejeitar acordo integral e garante que pode continuar 'a batalha'

Além de tarifas por país, Trump pretende taxar a indústria em 1º de agosto

Rússia vai analisar novo pacote de sanções da UE para mitigar impactos econômicos

Trump acusa Powell e Fed de asfixiar mercado imobiliário e exige corte das taxas de juros