Mundo

Espanha conclui recapitalização do setor financeiro

Segundo o banco do país, o governo espanhol injetou 7,551 bilhões de euros em quatro caixas de poupança para finalizar processo iniciado em 2009

O anúncio foi feito pelo presidente do Banco da Espanha, Miguel Ángel Fernández Ordóñez: "todas as instituições cumprem com os novos níveis de solvência" (Javier Soriano/AFP)

O anúncio foi feito pelo presidente do Banco da Espanha, Miguel Ángel Fernández Ordóñez: "todas as instituições cumprem com os novos níveis de solvência" (Javier Soriano/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2011 às 14h53.

Madri - O governo espanhol injetou 7,551 bilhões de euros em quatro caixas de poupança espanholas, informou nesta sexta-feira o Banco da Espanha, dando por finalizado o processo de recapitalização do setor financeiro iniciado em 2009 com a finalidade de dar maior solvência e solidez ao segmento.

"Foi completado o processo de capitalização. Todas as entidades cumprem com os novos níveis de solvência", declarou nesta sexta-feira o presidente do Banco da Espanha, Miguel Ángel Fernández Ordóñez, em coletiva de imprensa.

O regulador nacionalizou 100% de Unnimm, injetando 568 milhões de euros, e tomará 93% da NovaCaixaGalicia, com um aporte de 2,465 bilhões de euros, e 90% da CatalunyaCaixa, na qual injetou 1,718 bilhões de euros, afirmou Ordóñez.

A Caixa Mediterrâneo (CAM) foi ajudada pelo Estado em julho passado com a injeção de 2,800 bilhões de euros por parte do Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária (FROB), o fundo público criado para a reestruturação do setor bancário espanhol.

Fernández Ordóñez não poupou críticas à gestão desta última, considerando-a "escandalosa".

O presidente do Banco da Espanha não quis dar muitos detalhes sobre a CAM, mas insistiu que "quanto pior for uma caderneta (de poupança), menos ela vale, e a CAM é a pior das piores".

Outras duas entidades, Liberbank e Mare Nostrum, terão um prazo adicional de 25 dias para "a entrada de investidores privados", disse Fernández Ordóñez.

"O balanço geral é positivo, especialmente num momento que claramente tem sido o pior momento dos mercados financeiros nos últimos 70 anos", assegurou Ordóñez.

"O setor fez um considerável saneamento de balanços, entre janeiro de 2008 e junho de 2011 foram provisionados 105 bilhões de euros, ou 10% do PIB, o que supõe um escudo do setor frente para possíveis perdas no futuro", afirmou, posteriormente, o ministro de Fomento espanhol, José Blanco, durante coletiva de imprensa realizada após o conselho de ministros.

O processo de recapitalização do setor tem sido levado a cabo com o aporte de 7,551 bilhões de euros por parte do FROB, cuja presença nas entidades nas quais se encontra se limitará a um máximo de cinco anos, e 5,838 bilhões de euros de capital privado, segundo o Banco da Espanha.

"No total, esses 13,389 bilhões de euros supõem uma redução em relação aos 15,152 bilhões de euros calculados inicialmente" como necessários, segundo a mesma fonte.

Em dois anos, sob a pressão das autoridades, as caixas de poupança, entidades regionais consideradas como o elo mais fraco do sistema financeiro espanhol, realizaram processos de fusão que reduziram seu número de 45 para 15 e a maior parte foi convertida em bancos comerciais clássicos, transformando sua governança.

Para tranquilizar os mercados, o governo socialista espanhol havia decidido em março passado impor níveis de solvência mais elevados para o conjunto do setor bancário espanhol.

Desde o dia 10 de março, todas as entidades financeiras devem respeitar um nível de solidez financeira de ao menos 8% em fundos próprios de qualidade, salvo aqueles que não tem cotação, ou não possuem uma presença de investidores privados de, ao menos, 20%, e cuja liquidez dependa em mais de 20% dos mercados majoritários, cuja solvência se eleva a 10%.

"Contamos com um setor financeiro mais solvente, mais transparente e com isso o crédito deve fluir na economia real, para empresas e famílias", disse Blanco.

* Matéria atualizada às 14h46

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasBancosEspanhaEuropaFinançasPiigsPoupança

Mais de Mundo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de distância de um cessar-fogo, diz embaixador israelense

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai