Mundo

Espanha busca indenização de 90 milhões de euros em julgamento contra a mineradora Boliden; entenda

Autoridades espanholas iniciam julgamento contra a Boliden pelo desastre ambiental próximo ao Parque Nacional de Doñana, exigindo compensação de 90 milhões de euros

O julgamento civil do caso contra a empresa, que administrava a mina Los Frailes Aznalcóllar, começou nesta terça-feira (Blazquez Dominguez/Getty Images)

O julgamento civil do caso contra a empresa, que administrava a mina Los Frailes Aznalcóllar, começou nesta terça-feira (Blazquez Dominguez/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 4 de julho de 2023 às 18h27.

Autoridades espanholas querem uma indenização de 90 milhões de euros (US$ 98 milhões) da mineradora sueca Boliden por um grande vazamento tóxico ocorrido em 1998 perto do famoso Parque Nacional de Doñana, na província de Sevilha, no Sul do país.

O julgamento civil do caso contra a empresa, que administrava a mina Los Frailes Aznalcóllar, começou nesta terça-feira. O vazamento aconteceu depois das paredes de um reservatório de águas residuais estouraram, derramando cerca de 1,3 bilhão de galões de líquido ácido no rio Guadiamar e causando um dos piores desastres ambientais da Espanha.

Entenda o caso

Ao todo, serão ouvidas 12 testemunhas e três especialistas. O processo, movido pelo governo regional do sul da Andaluzia, deve ter o julgamento concluído em 13 de julho. A Boliden afirma ter sido autorizada a aumentar o tamanho do reservatório de Aznalcóllar antes da ruptura das paredes e que posteriormente limpou a região voluntariamente a um custo de cerca de 80 milhões de euros.

Em 2001, um processo criminal foi arquivado e não considerou a empresa responsável pelo vazamento.

Doñana, uma das reservas mais valiosas da Europa, cobre 75 mil hectares ao longo da costa sudoeste da Espanha, abrigando milhões de aves migratórias e espécies ameaçadas, como linces e águias imperiais.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaIndenizações

Mais de Mundo

Conheça as maiores ilhas do mundo

Papa ficará internado por pelo menos mais uma semana, diz equipe médica

Israel libertará 602 prisioneiros palestinos em troca de reféns amanhã

Putin defende aumento da exploração de minerais raros na Rússia