Mundo

Espanha apoia UE em negociação para barrar tarifa de 30% dos EUA sobre produtos europeus

Segundo Petro Sánchez, a abertura econômica e o comércio criam prosperidade, mas as tarifas injustificadas a destroem

Pedro Sánchez: segundo o presidente da Espanha, a abertura econômica e o comércio criam prosperidade, mas as tarifas injustificadas a destroem. (AFP/AFP)

Pedro Sánchez: segundo o presidente da Espanha, a abertura econômica e o comércio criam prosperidade, mas as tarifas injustificadas a destroem. (AFP/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 12 de julho de 2025 às 13h14.

O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, apoia as negociações da Comissão Europeia para tentar alcançar um acordo com os Estados Unidos e acabar com as "tarifas injustificadas" de 30% que aquele país pretende impor aos produtos europeus a partir de 1º de agosto.

O presidente americano, Donald Trump, anunciou neste sábado que imporá tarifas de 30% sobre produtos da União Europeia exportados para o país a partir de 1º de agosto, em uma carta dirigida à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que divulgou em sua rede social Truth Social.

Após este anúncio, Sánchez disse em sua conta na rede social X que "a abertura econômica e o comércio criam prosperidade, mas as tarifas injustificadas a destroem".

"Por isso, apoiamos e apoiaremos a Comissão (Europeia) em suas negociações para alcançar um acordo com os EUA antes de 1º de agosto. Unidos, os europeus constituímos o maior bloco comercial do mundo. Usemos essa força para alcançar um acordo justo", acrescentou.

A mensagem de Sánchez também veio depois que a presidente da Comissão Europeia afirmou hoje que Bruxelas segue disposta a continuar com as negociações tarifárias com os EUA para conseguir um acordo antes de 1º de agosto, embora não descarte "contramedidas proporcionais" para "salvaguardar" os interesses europeus. 

Acompanhe tudo sobre:EspanhaUnião EuropeiaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Tarifas

Mais de Mundo

Governo Trump 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site