Mundo

Espanha anuncia repatriação de Carromero após acordo em Cuba

Carromero, de 26 anos, é líder do Novas Gerações, movimento juvenil ligado ao Partido Popular (PP, direita) espanhol, atualmente no poder em Madri

Angel Carromero em imagem de 30 de julho: no dia 22 de julho de 2012, o jovem político dirigia um carro alugado em companhia de dois líderes opositores cubanos (©afp.com / -)

Angel Carromero em imagem de 30 de julho: no dia 22 de julho de 2012, o jovem político dirigia um carro alugado em companhia de dois líderes opositores cubanos (©afp.com / -)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2012 às 13h13.

Madri - O jovem político conservador espanhol Angel Carromero, condenado a quatro anos de prisão em Cuba pelo acidente em que o dissidente Osvaldo Payá faleceu, cumprirá sua condenação na Espanha após um acordo com as autoridades cubanas para sua repatriação, informou nesta sexta-feira o governo espanhol.

"Hoje foi autorizada a transferência à Espanha de Angel Carromero para que cumpra aqui a condenação imposta pelas autoridades judiciais cubanas", anunciou a vice-presidente do governo, Soraya Sáenz de Santamaría, após o conselho de ministros.

Na quarta-feira, autoridades do governo espanhol "se reuniram em Havana com autoridades cubanas, a pedido das mesmas" e após este encontro foi assinado "um memorando no qual, entre outros aspectos, se contempla esta transferência à Espanha para cumprimento de pena", explicou.

Carromero, de 26 anos, é líder do Novas Gerações, movimento juvenil ligado ao Partido Popular (PP, direita) espanhol, atualmente no poder em Madri.

No dia 22 de julho de 2012, o jovem político dirigia um carro alugado em companhia de dois líderes opositores cubanos, Payá e Harold Cepero, e um ativista sueco, Jens Aron Modig, a 700 km de Havana.

Nos arredores da cidade cubana de Bayamo, o automóvel se chocou contra uma árvore, em um acidente que causou a morte de Payá e Cepeda, e deixou Modig ferido.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEuropaPiigsEspanhaCuba

Mais de Mundo

Turismo bate recordes no Brasil graças aos latino-americanos

'Acho que temos um acordo' sobre Gaza, diz Trump

Netanyahu exige libertação de reféns do Hamas em discurso na ONU

Reino Unido anuncia documento de identidade digital para combater trabalho irregular