Mundo

Escolas britânicas registraram 88 mil incidentes racistas

Em algumas regiões inglesas, como Luton, Oldham, Croydon e Bedford, o número de incidentes racistas aumentou 40% entre 2008 e 2010

Em sua opinião, algumas áreas estão experimentando um aumento da islamofobia e da rejeição aos imigrantes do Leste da Europa e às comunidades ciganas (Divulgação)

Em sua opinião, algumas áreas estão experimentando um aumento da islamofobia e da rejeição aos imigrantes do Leste da Europa e às comunidades ciganas (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2012 às 13h49.

Londres - As escolas britânicas registraram 87.915 incidentes racistas, como abusos físicos, insultos ou intimidação, entre 2007 e 2011, segundo números oficiais publicados nesta quarta-feira pela rede "BBC".

As cidades onde houve mais casos com conotação racista foram Birmingham (centro da Inglaterra), com 5.752 incidentes, e Leeds (norte da Inglaterra), com 4.690.

A localidade galesa de Carmarthenshire aparece na outra ponta, com apenas cinco.

Em algumas regiões inglesas, como Luton, Oldham, Croydon e Bedford, o número de incidentes racistas aumentou 40% entre 2008 e 2010.

As escolas britânicas deviam reportar esses incidentes às autoridades locais, mas em 2011 o Governo de David Cameron suprimiu essa obrigação, e desde então o número total caiu em 18.996 casos.

Para Sarah Soyei, porta-voz da organização contra o racismo Show Racism the Red Card ("Mostre Cartão Vermelho para o Racismo"), essas estatísticas são só "a ponta do iceberg".

"O racismo é um problema muito frequente em muitas salas de aula de todo o país, mas os casos de intimidação racista são contabilizados por baixo", assegurou Soyei à "BBC".

Em sua opinião, algumas áreas estão experimentando um aumento da islamofobia e da rejeição aos imigrantes do Leste da Europa e às comunidades ciganas. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoViolência urbanaRacismoPreconceitos

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro