Mundo

Escócia rejeita projeto de Theresa May sobre Brexit

Legisladores de Edimburgo aprovaram uma moção em que se recusam a concordar com a lei de retirada britânica da UE

Escócia: parlamento do país não tem autorização para bloquear a legislação, mas uma tentativa de aprová-la sem seu consentimento poderia provocar crise constitucional (iStock/Thinkstock)

Escócia: parlamento do país não tem autorização para bloquear a legislação, mas uma tentativa de aprová-la sem seu consentimento poderia provocar crise constitucional (iStock/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de maio de 2018 às 20h25.

Última atualização em 15 de maio de 2018 às 20h25.

Londres - O Parlamento da Escócia rejeitou o projeto-chave do governo britânico para o Brexit, criando mais uma dor de cabeça para os planos da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, de deixar a União Europeia.

Legisladores de Edimburgo aprovaram nesta terça-feira uma moção em que se recusam a concordar com a lei de retirada britânica da UE.

O projeto foi elaborado para implementar o Brexit, traduzindo toda a legislação da UE em estatuto britânico quando o Reino Unido deixar o bloco europeu.

No entanto, o Partido Nacional Escocês, que controla a Escócia, acredita que a proposta pode minar o governo de Edimburgo ao permitir que Londres extraia poderes demais de Bruxelas.

O Parlamento escocês não tem autorização para bloquear a legislação, mas uma tentativa de aprová-la sem o consentimento escocês poderia provocar uma crise constitucional.

O Reino Unido como um todo votou, em junho de 2016, para deixar a UE, mas a Escócia votou, majoritariamente, por permanecer no bloco. (Associated Press)

Acompanhe tudo sobre:BrexitEscóciaReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Irã convoca encarregado de negócios da França após comentarios “insultantes” de chanceler

Cargueiro com 'mercadorias perigosas' sofre naufrágio na Índia

Leão XIV toma posse da cátedra de bispo de Roma na basílica de São João de Latrão

Espanha propõe embargo de armas a Israel para parar guerra na Faixa de Gaza