Mundo

Escócia lança campanha pela independência

De acordo com pesquisas recentes, apenas um terço dos escoceses desejam a independência do Reino Unido

A campanha "Yes Scotland" foi lançada pelo Partido Nacional Escocês (SNP), do chefe do governo escocês Alex Salmond
 (Andy Buchanan/AFP)

A campanha "Yes Scotland" foi lançada pelo Partido Nacional Escocês (SNP), do chefe do governo escocês Alex Salmond (Andy Buchanan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2012 às 13h02.

Edimburgo - Os nacionalistas escoceses lançaram nesta sexta-feira em Edimburgo a campanha pelo "Sim" no referendo sobre a independência da Escócia que esperam poder celebrar em 2014.

A campanha "Yes Scotland" foi oficialmente lançada pelo Partido Nacional Escocês (SNP), do chefe do governo semiautônomo escocês Alex Salmond, e outros partidos políticos em Edimburgo.

"As pessoas que moram na Escócia são as mais capacitadas para tomar as decisões sobre a Escócia", declarou Salmond.

De acordo com pesquisas recentes, apenas um terço dos escoceses desejam a independência do Reino Unido.

O primeiro-ministro britânico David Cameron prometeu recentemente lutar pela "sobrevivência" do Reino Unido e propôs estudar novas transferências de atribuições caso os eleitores escoceses rejeitem a independência. O opositor Partido Trabalhista também é contrário a uma autodeterminação da Escócia.

Cameron aceitou em janeiro o princípio do referendo e se mostrou disposto a ceder temporariamente ao Parlamento escocês os poderes que, segundo ele, não tem para organizar a votação, desde que a consulta aconteça sob suas condições.

Uma das condições é que a votação aconteça o mais rápido possível, de preferência em meados de 2013, pois o governo considera que a incerteza sobre a questão tem um impacto negativo na economia. Outra exigência é que a pergunta sobre a independência deve ser respondida apenas com "Sim" ou "Não".

Os escoceses, em um processo de consultas internas, não descartaram uma terceira opção sobre mais autonomia dentro do Reino Unido.

A Escócia tem atualmente autonomia nas áreas de justiça, educação e saúde, mas o Reino Unido controla setores como impostos, defesa e política externa.

Acompanhe tudo sobre:EscóciaEuropaPaíses ricosPolíticaReino Unido

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'