Mundo

Erupções em vulcão na Indonésia geram alerta sobre possível tsunami

Mais de 11 mil pessoas terão de ser evacuadas, de acordo com autoridades locais

Erupções no monte Ruang provocam coluna de fumaça de mais de 1,5 quilômetro de altura (Center for Volcanology and Geological Hazard Mitigation/AFP/Getty Images/-)

Erupções no monte Ruang provocam coluna de fumaça de mais de 1,5 quilômetro de altura (Center for Volcanology and Geological Hazard Mitigation/AFP/Getty Images/-)

Publicado em 18 de abril de 2024 às 07h25.

Um alerta de tsunami foi soado após cinco erupções de um vulcão na província de Celebes do Norte, na Indonésia. O fenômeno resultou em uma coluna de fumaça de mais de 1,5 quilômetro de altura, obrigando milhares de pessoas a deixarem suas casas.

O monte Ruang teve sua primeira erupção na noite da terça-feira, em horário local, e depois mais quatro na quarta-feira, de acordo com uma agência da Indonésia. As autoridades se preocupam com a possibilidade de que o vulcão colapse no mar e provoque um tsunami. Não seria a primeira vez em que isso acontece.

Em 2018, a erupção do vulcão Anak Krakatau, também na Indonésia, fez com que ele colapsasse para dentro do mar, levando a um tsunami que ceifou mais de 400 vidas.

Cerca de 11 mil residentes da região próxima ao monte Ruang estão sendo evacuados. O aeroporto internacional da cidade de Manado foi fechado por 24 horas em decorrência do evento.

Por ora, não há relatos de mortes ou ferimentos.

De acordo com o chefe da agência de vulcanologia do país, Hendra Gunawan, as erupções foram provocadas por terremotos recentes na região. A declaração foi dada à agência de notícias nacional, Antara.

A Indonésia, um arquipélago onde vivem cerca de 270 milhões de pessoas, conta com 120 vulcões ativos. O país é suscetível a erupções por se localizar no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, área de intensa atividade vulcânica.

Acompanhe tudo sobre:VulcõesIndonésia

Mais de Mundo

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Colômbia suspende diálogo com ELN após ataque a base militar