Mundo

Erupção vulcânica mata um e deixa mais de 30 feridos

Contagem de feridos sobe para 30 e uma pessoa morreu. Vulcão entrou em erupção ao meio dia (horário local)


	Monte Ontake: contagem chega a 30 feridos e um morto após erupção
 (REUTERS/Kyodo)

Monte Ontake: contagem chega a 30 feridos e um morto após erupção (REUTERS/Kyodo)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2014 às 12h00.

Um vulcão entrou em erupção neste sábado no centro do Japão, expelindo cinzas e pedras que mataram uma pessoa e feriram mais de 30 outras gravemente, segundo a imprensa e autoridades locais.

A erupção do Monte Ontake, que se eleva a 3.067 metros entre as cidades de Nagano e Gifu, começou às 11h53 locais (23h53 de sexta-feira, 26, de Brasília), afirmou a Agência Meteorológica Japonesa (JMA) em seu site, onde aconselha as pessoas a não se aproximarem do vulcão.

Imagens exibidas pela televisão japonesa mostram enormes nuvens de fumaça subindo acima do vulcão, que é um dos destinos mais populares entre praticantes de caminhadas no Japão.

"Houve um som de trovão e o céu ficou escuro por causa de toda a fumaça", relatou à agência Kyodo Shuichi Mukai, que administra um chalé na montanha, perto do cume.

"Há 15 centímetros de cinzas no chão", acrescentou.

Em Tóquio, o primeiro-ministro Shinzo Abe ordenou aos militares o envio de tropas para resgatar as pessoas que continuam bloqueadas na localidade.

"Sabemos que ainda há feridos e pedi que todo o possível seja feito para resgatá-los em segurança", disse à imprensa.

De acordo com o canal NHK e a agência de notícias Jiji, mais de 30 feridos graves foram relatados, entre eles pelo menos sete perderam a consciência. Uma mulher morreu no início da noite.

Além disso, entre os cerca de 300 praticantes de caminhadas que estavam tentando subir o vulcão quando a erupção ocorreu, 40 terão que passar a noite em abrigos perto do topo e só descerão no domingo, de acordo com a imprensa.

Aqueles que conseguiram descer a montanha em segurança sábado à noite estavam chocados, de acordo com depoimentos prestados à televisão: "Assim que eu vi a erupção, eu corri, mas fui imediatamente coberto de cinzas", disse um morador local.

A tripulação de um avião relatou às autoridades que a fumaça expelida pelo vulcão chegou a alcançar uma altitude de mais de 10.000 metros, segundo a Kyodo.

A agência de meteorologia prevê novas erupções nas próximas horas que poderiam chegar até quatro quilômetros da cratera. O acesso ao local foi restringido.

A última grande erupção do Monte Ontake remonta a 1979, quando o vulcão cuspiu mais de 200.000 toneladas de cinzas, segundo a imprensa local. Uma erupção de menor magnitude também ocorreu em 1991 e este vulcão também é responsável por vários terremotos em 2007.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisJapãoPaíses ricosVulcões

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia