Mundo

Erupção de vulcão na Indonésia mata ao menos 11 pessoas

O vulcão Monte Sinabung tem se tornando cada vez mais ativo nos últimos meses, expelindo regularmente colunas de cinzas de vários quilômetros para o ar

Moradores de vilarejo carregam vítima atingida por erupção do vulcão Monte Sinabung, na Indonésia  (REUTERS/S Aditya)

Moradores de vilarejo carregam vítima atingida por erupção do vulcão Monte Sinabung, na Indonésia (REUTERS/S Aditya)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2014 às 13h19.

Jacarta - O vulcão Monte Sinabung na Indonésia entrou em erupção e matou pelo menos 11 pessoas na ilha ocidental de Sumatra, no sábado, disse um alto funcionário do governo.

O vulcão tem se tornando cada vez mais ativo nos últimos meses, expelindo regularmente colunas de cinzas de vários quilômetros para o ar. O governo evacuou dezenas de milhares de residentes de perto da área.

"Onze pessoas foram mortas por causa da erupção nesta manhã e o número pode aumentar. Neste estágio não foi possível fazer qualquer evacuação na área por causa da possibilidade de novas erupções", disse o membro da equipe presidencial Andi Arief à Reuters.

Sinabung é um dos cerca de 130 vulcões ativos no país mais populoso do mundo, que fica ao longo do chamado "Círculo de Fogo", cinturão vulcânico em torno das margens do Oceano Pacífico.

A erupção vulcânica mais mortal na Indonésia nos últimos anos foi do Monte Merapi, perto da cidade densamente povoada de Yogyakarta, no centro de Java. O vulcão entrou em erupção no fim de 2010, matando mais de 350 pessoas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisIndonésiaVulcões

Mais de Mundo

À espera de Trump, um G20 dividido busca o diálogo no Rio de Janeiro

Milei chama vitória de Trump de 'maior retorno' da história

RFK Jr promete reformular FDA e sinaliza confronto com a indústria farmacêutica

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde