Mundo

'Ernesto' vira furacão de categoria 1 e deve chegar a Iucatã

''Ernesto'' é a quinta tempestade da temporada de furacões no Atlântico

Furacão Ernesto: Uma tempestade se transforma em furacão de categoria um quando seus ventos máximos alcançam 119 km/h (Getty Images)

Furacão Ernesto: Uma tempestade se transforma em furacão de categoria um quando seus ventos máximos alcançam 119 km/h (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2012 às 23h36.

Miami (EUA) - A tempestade ''Ernesto'' se transformou em um furacão de categoria 1 nesta terça-feira e deve chegar ainda hoje à península de Iucatã, no México, acompanhado por chuvas torrenciais que podem causar rápidas inundações e perigosos deslizamentos de terra, advertiram meteorologistas do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

No momento do boletim, às 15h locais, a tempestade estava perto da latitude 18,1 graus norte e longitude 85 graus oeste, a 350 km a leste de Chetumal, no México.

''Ernesto'' é a quinta tempestade da temporada de furacões no Atlântico, mantendo ventos máximos de 100 km/h. Acredita-se que ganhe intensidade até se transformar em ciclone antes de chegar ao México.

Uma tempestade se transforma em furacão de categoria um, a mínima na escala de intensidade Saffir-Simpson de um máximo de cinco, quando seus ventos máximos alcançam 119 km/h. 

Acompanhe tudo sobre:ChuvasFuracõesClimaMudanças climáticas

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro