Mundo

'Ernesto' vira furacão de categoria 1 e deve chegar a Iucatã

''Ernesto'' é a quinta tempestade da temporada de furacões no Atlântico

Furacão Ernesto: Uma tempestade se transforma em furacão de categoria um quando seus ventos máximos alcançam 119 km/h (Getty Images)

Furacão Ernesto: Uma tempestade se transforma em furacão de categoria um quando seus ventos máximos alcançam 119 km/h (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2012 às 23h36.

Miami (EUA) - A tempestade ''Ernesto'' se transformou em um furacão de categoria 1 nesta terça-feira e deve chegar ainda hoje à península de Iucatã, no México, acompanhado por chuvas torrenciais que podem causar rápidas inundações e perigosos deslizamentos de terra, advertiram meteorologistas do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

No momento do boletim, às 15h locais, a tempestade estava perto da latitude 18,1 graus norte e longitude 85 graus oeste, a 350 km a leste de Chetumal, no México.

''Ernesto'' é a quinta tempestade da temporada de furacões no Atlântico, mantendo ventos máximos de 100 km/h. Acredita-se que ganhe intensidade até se transformar em ciclone antes de chegar ao México.

Uma tempestade se transforma em furacão de categoria um, a mínima na escala de intensidade Saffir-Simpson de um máximo de cinco, quando seus ventos máximos alcançam 119 km/h. 

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClimaFuracõesMudanças climáticas

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos