Mundo

'Ernesto' pode se transformar em furacão

A influência do fenômeno natural poderia provocar chuvas entre 50 e 80 milímetros, acompanhadas de atividade elétrica, segundo fontes da Aeronáutica Civil

A Copeco calcula que a tempestade se localize na costa de Honduras e que sua faixa de vento e chuva se estendam a 100km do centro de ''Ernesto'' (Wikimedia Commons)

A Copeco calcula que a tempestade se localize na costa de Honduras e que sua faixa de vento e chuva se estendam a 100km do centro de ''Ernesto'' (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2012 às 23h34.

Tegucigalpa - A Comissão Permanente de Contingências de Honduras (Copeco) estendeu hoje a sete departamentos do país o alerta de chuvas que causará a tempestade tropical ''Ernesto'', que na terça-feira pode se transformar em furacão.

O alerta preventivo (verde) que tinha sido dado neste domingo nos departamentos de Gracias a Dios, Colón, Atlántida e Islas de la Bahía, se elevou a amarelo, que consiste na evacuação de pessoas que vivem em zonas de risco quando as chuvas começarem, indicou o organismo de proteção civil em comunicado.

Além disso, a Copeco decretou alerta verde nos departamentos de Olancho, ao leste do país, Yoro e Cortés, no norte.

A influência do fenômeno natural poderia provocar chuvas entre 50 e 80 milímetros, acompanhadas de atividade elétrica, segundo fontes da Aeronáutica Civil.

Segundo a Copeco, ''Ernesto'' se desloca a 19 km/h em direção ao oeste, o que localizava na primeiras horas dessa segunda-feira o centro da tempestade ao leste de Mosquitia (Gracias a Dios), limite com a Nicarágua.

A Copeco calcula que a tempestade se localize na costa de Honduras e que sua faixa de vento e chuva se estendam a 100km do centro de ''Ernesto''.

As ondas nas zonas de barcos pesqueiros poderiam chegar a cerca de três metros, por isso as capitanias foram alertadas para que restrinjam a navegação de embarcações de baixo e médio porte.

No restante do território hondurenho se esperam chuvas de menor intensidade, indicou a Copeco.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA informou nesta segunda que a tempestade tropical ''Ernesto'' mantém ventos máximos de 100 km/h e espera-se que se transforme em um furacão na terça-feira, quando se aproximar do norte do litoral de Honduras em direção à península de Iucatã (México) e Belize. 

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteChuvasFuracõesClima

Mais de Mundo

Venezuela avalia como 'positivo' Lula tentar mediar crise com EUA

Zelensky ordena ampliação de alcance dos ataques no território russo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região oeste da Turquia

Eleição trouxe 'calma econômica' para a Argentina, diz CEO da Flybondi