Mundo

"Ernesto" chega à costa mexicana com ventos de até 165 km/h

Furacão, que tem índice de periculosidade considerado "forte", está nas imediações de Majahual, no estado de Quintana Roo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2012 às 08h28.

México - O furacão "Ernesto" chegou nesta terça-feira à costa do México com ventos de até 165 km/h e se localiza nas imediações de Majahual, no estado de Quintana Roo, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Em seu boletim das 22h30 locais (0h30 de Brasília), o SMN indicou que o fenômeno, de nível 1 na escala de Saffir-Simpson (com máximo de 5) e cujo índice de periculosidade é considerado "forte", desenvolve ventos sustentados de 140 km/h e sequências de 165 km/h.

"Ernesto", que está 65 quilômetros ao leste-nordeste de Chetumal, capital de Quintana Roo, se desloca em direção oeste a 24 km/h.

A dependência federal estabeleceu a zona de alerta desde Chetumal até Cabo Catoche, em Quintana Roo; de Celestún, em Iucatã, até Chilitepec, em Tabasco; e desde Punta Lagarto até Tuxpan, em Veracruz.

As autoridades de Quintana Roo decretaram alerta vermelho (risco máximo) nos municípios de Othón P. Blanco, Bacalar, José María Morelos, Felipe Carrillo Puerto e Tulum, onde a população deve permanecer "atenta a qualquer indicação".

Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, existe um plano de emergência para atender cerca de 1.700 turistas se a região for seriamente afetada, e indicou que já estão prontos 237 abrigos temporários com capacidade para 82.975 pessoas.


A dependência detalhou que desde a noite de segunda-feira foi iniciada a retirada de moradores das vilas de pescadores no sul de Quintana Roo.

Até o meio-dia desta terça-feira, cerca de mil pessoas já haviam sido transferidas a abrigos temporários como medida preventiva perante os efeitos do furacão.

Além disso, foram suspensas as operações no aeroporto de Chetumal desde as 17h locais (19h de Brasília), e a medida será mantida até novo aviso.

Durante a tarde, o Sistema Nacional de Defesa Civil manteve alerta "laranja" (risco alto) para o resto do estado, assim como para Iucatã e o leste de Campeche.

Em alerta amarelo (risco moderado) está o restante de Campeche, assim como os estados de Chiapas e Tabasco. Por fim, o centro e o sul de Veracruz e o oriente de Oaxaca mantêm nível verde (risco baixo).

Os estados que podem ser mais castigados por chuvas "intensas" ou "torrenciais" devido à passagem de "Ernesto" são Quintana Roo, Iucatã, Campeche, Chiapas e Tabasco, enquanto Quintana Roo pode ver a chegada de ondas elevadas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaFuracõesMeio ambienteMéxico

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia Elon Musk para departamento de eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump