Mundo

"Ernesto" chega à costa mexicana com ventos de até 165 km/h

Furacão, que tem índice de periculosidade considerado "forte", está nas imediações de Majahual, no estado de Quintana Roo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2012 às 08h28.

México - O furacão "Ernesto" chegou nesta terça-feira à costa do México com ventos de até 165 km/h e se localiza nas imediações de Majahual, no estado de Quintana Roo, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Em seu boletim das 22h30 locais (0h30 de Brasília), o SMN indicou que o fenômeno, de nível 1 na escala de Saffir-Simpson (com máximo de 5) e cujo índice de periculosidade é considerado "forte", desenvolve ventos sustentados de 140 km/h e sequências de 165 km/h.

"Ernesto", que está 65 quilômetros ao leste-nordeste de Chetumal, capital de Quintana Roo, se desloca em direção oeste a 24 km/h.

A dependência federal estabeleceu a zona de alerta desde Chetumal até Cabo Catoche, em Quintana Roo; de Celestún, em Iucatã, até Chilitepec, em Tabasco; e desde Punta Lagarto até Tuxpan, em Veracruz.

As autoridades de Quintana Roo decretaram alerta vermelho (risco máximo) nos municípios de Othón P. Blanco, Bacalar, José María Morelos, Felipe Carrillo Puerto e Tulum, onde a população deve permanecer "atenta a qualquer indicação".

Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, existe um plano de emergência para atender cerca de 1.700 turistas se a região for seriamente afetada, e indicou que já estão prontos 237 abrigos temporários com capacidade para 82.975 pessoas.


A dependência detalhou que desde a noite de segunda-feira foi iniciada a retirada de moradores das vilas de pescadores no sul de Quintana Roo.

Até o meio-dia desta terça-feira, cerca de mil pessoas já haviam sido transferidas a abrigos temporários como medida preventiva perante os efeitos do furacão.

Além disso, foram suspensas as operações no aeroporto de Chetumal desde as 17h locais (19h de Brasília), e a medida será mantida até novo aviso.

Durante a tarde, o Sistema Nacional de Defesa Civil manteve alerta "laranja" (risco alto) para o resto do estado, assim como para Iucatã e o leste de Campeche.

Em alerta amarelo (risco moderado) está o restante de Campeche, assim como os estados de Chiapas e Tabasco. Por fim, o centro e o sul de Veracruz e o oriente de Oaxaca mantêm nível verde (risco baixo).

Os estados que podem ser mais castigados por chuvas "intensas" ou "torrenciais" devido à passagem de "Ernesto" são Quintana Roo, Iucatã, Campeche, Chiapas e Tabasco, enquanto Quintana Roo pode ver a chegada de ondas elevadas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaFuracõesMeio ambienteMéxico

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA