Mundo

Erenice: greve do Ibama não compromete Belo Monte

Brasília - A ministra chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, afirmou hoje que a greve dos funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não deverá comprometer o cronograma para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). "Não vejo imediato perigo para o cronograma de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Brasília - A ministra chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, afirmou hoje que a greve dos funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não deverá comprometer o cronograma para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). "Não vejo imediato perigo para o cronograma de Belo Monte", disse a ministra, acrescentando que os funcionários do órgão ambiental estão retornando ao trabalho aos poucos e a situação está se normalizando.

Erenice, que esteve no escritório da Eletrobras em Brasília para participar da reunião do Conselho Administrativo da empresa, disse que o governo já começou a se mobilizar, juntamente com o consórcio vencedor do leilão, para tentar agilizar a liberação da licença para o início da obras. "Já fizemos uma primeira reunião com o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente para começar a discutir como será conduzido o trabalho de licenciamento. Tem de haver equipes específicas do Ibama e do consórcio trabalhando 'full time' para antecipar eventuais problemas", disse.

A concessão do projeto de Belo Monte foi arrematada pelo consórcio Norte Energia, que tem como principal acionista a estatal Chesf e possui, entre os sócios, empreiteiras como Queiroz Galvão e Mendes Júnior. Nos bastidores, já se diz que o consórcio vai solicitar uma licença ambiental provisória para a instalação inicial do canteiro de obras. Com isso, a ideia é ter funcionários trabalhando no local da obra em setembro.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaEletricidadeHidrelétricas

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista