Mundo

Erdogan pede que Europa seja mais sensível sobre imigrantes

"Peço aos países desenvolvidos, principalmente na Europa, que sejam mais sensíveis com relação aos dramas humanos", disse o presidente turco


	Imigrantes sírios caminham em ferrovia para cruzar fronteira da Sérvia com Hungria, na vila de Horgos
 (REUTERS/Marko Djurica)

Imigrantes sírios caminham em ferrovia para cruzar fronteira da Sérvia com Hungria, na vila de Horgos (REUTERS/Marko Djurica)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2015 às 12h34.

Ancara - O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, pediu aos países desenvolvidos que sejam mais sensíveis com relação à crise migratória, dizendo, nesta quinta-feira, que não considera humana a forma como algumas nações europeias classificam os refugiados.

"Peço aos países desenvolvidos, principalmente na Europa, que sejam mais sensíveis com relação aos dramas humanos", disse Ergodan durante discurso a líderes comerciais em Ancara, um dia antes de encontro de ministros das Finanças do G20 e presidentes dos bancos centrais.

A Turquia recebeu 2 milhões de refugiados desde o início da guerra civil na Síria, em março de 2011, e diz ter gasto 6,5 bilhões de dólares para cuidados, tendo recebido pouco mais de 400 milhões em ajuda estrangeira. Erdogan também disse que o terrorismo é a maior ameaça à economia e um problema crescente, o qual as nações ocidentais não estão lidando com sensibilidade suficiente.

A Turquia iniciou o que descreveu como "guerra sincronizada ao terror" em julho, realizando ataques aéreos contra militantes curdos no sudeste e no norte do Iraque, e abriu suas bases aéreas para uma aliança liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico na Síria.

Acompanhe tudo sobre:ImigraçãoPolíticosTayyip Erdogan

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado