Mundo

Equipe da BBC é apedrejada na Argentina por provocação

Provocação teria partido de uma menção das ilhas Malvinas como "Falklands", forma como é chamado o território no Reino Unido

Richard Hammond, James May e Jeremy Clarkson do reality show "Top Gear", da BBC: eles foram apedrejados na Argentina após provocação sobre Malvinas (Kristof van Accom/AFP)

Richard Hammond, James May e Jeremy Clarkson do reality show "Top Gear", da BBC: eles foram apedrejados na Argentina após provocação sobre Malvinas (Kristof van Accom/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2014 às 16h57.

Buenos Aires - Uma equipe de filmagens da rede britânica <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/bbc">BBC</a></strong> foi apedrejada na Terra do Fogo, sul da <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/argentina">Argentina</a></strong>, e seus integrantes declarados 'personae non gratae' na capital provincial, acusados de debochar dos argentinos lembrando a Guerra das Malvinas nas placas de seus carros.</p>

"Foi uma provocação pura e simples, suas placas tinham o número 982, em referência ao ano da guerra (1982), e às letras FLK, de Falklands, um deboche para nós", declarou César González, presidente do Centro de Ex-combatentes das Malvinas de Río Grande, capital da Terra do Fuego.

As Malvinas são chamadas de Falklands na Grã-Bretanha.

As placas de outros dois carros estariam fazendo alusão ao número de vítimas argentinas e britânicas da guerra.

O registro oficial da guerra travada entre a Argentina e o Reino Unido pelas ilhas sob domínio britânico foi de 649 mortos argentinos e 255 britânicos.

A equipe do programa "Top Gear", um dos mais populares da tv britânica, e seu apresentador, Jeremy Clarkson, foram atacados com pedras e tiveram que fugir. O caso aconteceu na quinta-feira.

Eles já haviam enfrentado problemas no México, em 2011, quando seus comentários irritaram o governo mexicano, que enviou uma carta de protesto à BBC.

Ao se referir ao primeiro carro esportivo desenhado e produzido no México, o apresentador Richard Hammond disse que o automóvel "refletia as características nacionais, porque os carros mexicanos são preguiçosos, irresponsáveis, flatulentos e gordos".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaBBCEmpresasEuropaMalvinasPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Número dois de grupo suspeito de matar senador colombiano Miguel Uribe é assassinado por rivais

Trump anuncia novo chefe de estatísticas após demitir gestora por números insatisfatórios de emprego

Irã adverte que 'corredor de Trump' não deve ser usado pelos EUA para dominar a região

Trump quer que Rússia devolva parte do território ocupado à Ucrânia