Mundo

Equador requisita ingresso no Mercosul

O pedido formal do Equador foi encaminhado à presidência do Mercosul, atualmente exercida pelo Uruguai


	O Equador é um Estado associado do Mercosul desde 2004. Os cinco membros plenos do bloco são Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai (suspenso) e Venezuela
 (GettyImages)

O Equador é um Estado associado do Mercosul desde 2004. Os cinco membros plenos do bloco são Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai (suspenso) e Venezuela (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2013 às 17h10.

O governo do Equador pediu formalmente nesta quarta-feira o início de negociações ingressar no Mercosul como membro pleno.

O pedido formal do Equador foi encaminhado à presidência do Mercosul, atualmente exercida pelo Uruguai. O anúncio foi feito pelo ministro equatoriano de Comércio Exterior, Francisco Rivadeneira.

Em declarações à agência estatal de notícias Andes, o ministro destacou que o presidente do Equador, Rafael Correa, instruiu a pasta a "avançar em um processo de negociação com o Mercosul para ver a possibilidade de ingressar como membro pleno".

O Equador é um Estado associado do Mercosul desde 2004. Os cinco membros plenos do bloco são Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai (suspenso) e Venezuela.

Rivadeneira disse ainda que uma comissão equatoriana viajará a Bruxelas em julho com o objetivo de retomar a negociação de um tratado comercial com a União Europeia (UE).

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaEquadorMercosul

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky