Mundo

Equador requisita ingresso no Mercosul

O pedido formal do Equador foi encaminhado à presidência do Mercosul, atualmente exercida pelo Uruguai


	O Equador é um Estado associado do Mercosul desde 2004. Os cinco membros plenos do bloco são Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai (suspenso) e Venezuela
 (GettyImages)

O Equador é um Estado associado do Mercosul desde 2004. Os cinco membros plenos do bloco são Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai (suspenso) e Venezuela (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2013 às 17h10.

O governo do Equador pediu formalmente nesta quarta-feira o início de negociações ingressar no Mercosul como membro pleno.

O pedido formal do Equador foi encaminhado à presidência do Mercosul, atualmente exercida pelo Uruguai. O anúncio foi feito pelo ministro equatoriano de Comércio Exterior, Francisco Rivadeneira.

Em declarações à agência estatal de notícias Andes, o ministro destacou que o presidente do Equador, Rafael Correa, instruiu a pasta a "avançar em um processo de negociação com o Mercosul para ver a possibilidade de ingressar como membro pleno".

O Equador é um Estado associado do Mercosul desde 2004. Os cinco membros plenos do bloco são Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai (suspenso) e Venezuela.

Rivadeneira disse ainda que uma comissão equatoriana viajará a Bruxelas em julho com o objetivo de retomar a negociação de um tratado comercial com a União Europeia (UE).

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaEquadorMercosul

Mais de Mundo

Trump diz que pediu para Coca-Cola mudar receita nos EUA e adotar mesmo açúcar usado no Brasil

Trump deve arrefecer tom com chineses em busca de acordo comercial, diz Bloomberg

Portugal aprova novas leis anti-imigração e brasileiros são os mais afetados; veja as mudanças

Trump diz que Ucrânia 'não deveria' atacar Moscou