Mundo

Equador exige vacina contra febre amarela a viajantes de 4 países, incluindo o Brasil

A febre amarela é uma doença hemorrágica viral grave transmitida por mosquitos e é endêmica em áreas tropicais da América Latina

Febre amarela: febre amarela é uma doença hemorrágica viral grave transmitida por mosquitos e é endêmica em áreas tropicais da América Latina (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Febre amarela: febre amarela é uma doença hemorrágica viral grave transmitida por mosquitos e é endêmica em áreas tropicais da América Latina (Rovena Rosa/Agência Brasil)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 12 de maio de 2025 às 12h25.

O Equador começou a exigir, nesta segunda-feira (12), o certificado internacional de vacinação contra febre amarela para pessoas vindas de Bolívia, Brasil, Colômbia e Peru, após registrar quatro mortes pela doença em seu território, informou o Ministério da Saúde.

A febre amarela é uma doença hemorrágica viral grave transmitida por mosquitos e é endêmica em áreas tropicais da América Latina, principalmente na Bacia Amazônica, e na África. Uma dose da vacina proporciona imunidade vitalícia.

O Ministério, que relatou seis casos de febre amarela até agora neste ano, está fiscalizando postos de controle migratórios, como os aeroportos internacionais de Quito e Guayaquil (sudoeste).

"Esta medida responde a ações específicas para fortalecer a prevenção e o monitoramento da propagação deste vírus no Equador", disse o Ministério em um comunicado.

A exigência se aplica a pessoas que passaram mais de dez dias na Bolívia, Brasil, Colômbia e Peru. Se um equatoriano retornar sem a vacina, será imunizado e permanecerá em observação em casa.

Há três semanas, a Colômbia declarou emergência de saúde pública devido a um surto de febre amarela, que deixou pelo menos 34 mortos.

Nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças elevou ao nível 2 o alerta para o vírus e recomendou vacinação a viajantes com destino a algumas partes da Bolívia, Colômbia e Peru.

O Equador também emitiu alertas para casos de coqueluche e leptospirose, zoonose que deixou oito mortos.

Acompanhe tudo sobre:EquadorDoençasFebre amarela

Mais de Mundo

Congresso americano aprova cortes de US$ 9 bilhões em ajuda externa e para mídia pública

Raios deixam pelo menos 33 mortos na Índia

Acidente em mina de ouro deixa 18 pessoas soterradas na Colômbia

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'