Mundo

Equador ampliará reserva marinha de Galápagos, diz presidente na COP

Área de preservação ambiental marinha já é uma das maiores do mundo, com 133 mil quilômetros quadrados; ampliação adicionará local de migração de espécies em extinção

Guillermo Lasso, presidente do Equador, anuncia na COP26 que área de Galápagos será ampliada (Phil Noble/Pool/Reuters)

Guillermo Lasso, presidente do Equador, anuncia na COP26 que área de Galápagos será ampliada (Phil Noble/Pool/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 1 de novembro de 2021 às 15h11.

Última atualização em 1 de novembro de 2021 às 15h15.

O Equador ampliará sua reserva marinha de Galápagos em cerca de 60.000 quilômetros quadrados e buscará um swap de dívida de conservação para financiar a obra, anunciou o presidente equatoriano, Guillermo Lasso, nesta segunda-feira em Glasgow, onde participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26).

A reserva das Ilhas Galápagos já é uma das maiores do mundo com seus 133.000 quilômetros quadrados, mas a ampliação adicionará a Placa de Cocos, que se estende em direção à Costa Rica e é uma área de alimentação e migração de espécies ameaçadas de extinção.

"Anuncio a declaração de uma nova reserva marinha em Galápagos", disse Lasso em uma coletiva de imprensa nos bastidores da COP26. "Serão nada menos de 60.000 quilômetros quadrados a serem adicionados à reserva existente."

A nova reserva será dividida em duas áreas iguais. Em uma, a pesca será totalmente proibida, e na outra só a pesca sem as chamadas linhas longas será permitida.

O Equador buscará trocar dívida por conservação, uma tentativa de criar um fundo que lhe permitirá financiar a preservação de outras áreas e investir em uma infraestrutura melhor e tecnologia para as ilhas.

Uma imensa frota de pesca chinesa que opera perto de Galápagos chamou a atenção global no ano passado devido aos temores do impacto em potencial à vida marinha nas ilhas remotas, que inspiraram a Teoria da Evolução do cientista britânico Charles Darwin.

Acompanhe tudo sobre:COP26EquadorPreservação ambiental

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos