Mundo

EPE diz que irá licitar mais 13 usinas em 2010

De acordo com relação obtida por Exame.com, empreendimentos aguardam liberação ambiental para integrarem cronograma de leilões da ANEEL.

13 projetos hidrelétricos aguardam licença ambiental para entrarem em cronograma de leilão da Aneel (./Divulgação)

13 projetos hidrelétricos aguardam licença ambiental para entrarem em cronograma de leilão da Aneel (./Divulgação)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h10.

São Paulo - Até o fim do ano, 13 novas hidrelétricas devem ser licitadas pela Agência Nacional de Energia Eletrica (Aneel), segundo informações da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE).  Juntos, os empreendimentos gerarão energia equivalente  ao potencial energético da usina de Belo Monte, cujo leilão aconteceu na terça-feira (20) da semana passada.

Das 13 usinas, nove serão submetidas a processo de licitação ainda este semestre. As outras quatro devem ir para leilão até dezembro. Estima-se que o total de megawatts-hora (MW/h) de todos os empreendimentos será de 4.640. A usina de Belo Monte, que será construída no Pará, gerará cerca de 4.571MW/h.

As empresas CHESF (Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco) e Queiroz Galvão, líderes do consórcio vencedor do leilão de Belo Monte, foram responsáveis pelo estudo de inventário e projetos de 5 dos 13 empreendimentos listados pela EPE. O Rio Parnaíba, que banha os estados do Paiuí e Maranhão, irá receber 5 usinas, que juntas irão gerar um total de 393MW.

Os projetos ainda aguardam a liberação das licenças ambientais. No caso de rios cujos trechos percorrem mais de um estado, a autorização será expedida pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Já em rios que banham apenas um estado, o responsável pela liberação do projeto é a secretaria de estado de meio ambiente ou correspondente. Uma vez com a autorização ambiental em mãos, o projeto passa a fazer parte do cronograma de leilão energético, realizado e coordenado pela ANEEL.

Confira a relação dos novos empreendimentos nas próximas páginas. Leia mais sobre Belo Monte, Energia e Hidrelétricas.


Os projetos previstos pela EPE para serem licitados, ainda no primeiro semestre de 2010, são os seguintes:

Rio Parnaíba (PI/MA)

Cachoeira - Dados da EPE colocam o potencial da usina na casa dos 96MW. Será instalada nos municípios de Floriano e Barão do Grajaú. De acordo com relatório da ANEEL, os responsáveis pelo projeto são a CHESF  Queiróz Galvão, CNEC Engenharia e Energimp.

Castelhano - Segundo a EPE, o potencial será de 94 MW. A usina será instalada nos municípios de Parnarama, São Francisco do Maranhão e Palmeiras. O projeto foi realizado pela CHESF, Queiroz Galvão, CNEC Engenharia e Energimp.

Ribeiro Gonçalves - Potencial de geração de 113MW e será instalada em Ribeiro Gonçalves e Loreto. Tem CHESF, Queiroz Galvão, CNEC Engenharia e Energimp como elaboradores dos estudos de inventário e projeto.

Estreito - Potencial gerador de 56MW e construção nas cidades de São Francisco do Maranhão e Amarante. Outro projeto da CHESF, Queiroz Galvão, CNEC Engenharia, Energimp.

Uruçuí - Potencial de 34 MW, será construída nos municípios de Benedito Leite e Uruçuí. Elaboração dos estudos e do projeto feito pela CHESF, Queiroz Galvão, CNEC engenharia e Energimp.

No Rio Araguari (AP)

Ferreira Gomes - O potencial da usina será de 153MW, a ser construída na cidade de Ferreira Gomes.Os responsáveis pela elaboração dos estudos de inventários e projetos são a Odebrecht, a Neoenergia e Eletronorte.

Rio Teles Pires (MT)

Colíder - Seu potencial será de 342MW  e a usina será construída nos municípios de Colíder, Itaúba, Nova Canaã do Norte.Os responsáveis pelo planejamento do projeto são a Eletronorte, Furnas e a Construtora Andrade e Gutierrez

Rio Canoas (SC)

Usina Garibaldi - Geração de 150MW e construção nas cidades de Cerro Negro e Abdon Batista. O projeto é da Desenvix Empreendimentos.

Rio Jarí (PA/AP)

Santo Antônio do Jari, no rio Jari (PA/AP) - Potencial gerador de 300MW. Em relatório da ANEEL, ainda não consta localização exata. O responsável pela elaboração do projeto é a EPE.

Já para o segundo semestre, constam na agenda da EPE projetos nos rios abaixo:

Rio Teles Pires (MT)

Teles Pires - Potencial energético de 1.820MW, e será construída na cidade de Paranaíta e Jacareacanga. Os  elaboradores de estudos e projetos são Odebrecht, Intertechne Consultores Associados, Neoenergia/Neoinvest.

São Manoel - Com potencial de 746MW, a hidrelétrica será instalada também nos municípios de Paranaíta e Jacareacanga. O projeto foi elaborado pela EPE.

Sinop - 461MW de potencial gerador e será construída nas cidades de Itaúba e Cláudia. Estudos de inventário e projeto realizados pela Andrade Gutierrez.

Rio Apiacás (MT)

Foz do Apiacás - Geração estimada em 275MW e será construída nas cidades de Apiacás e Paranaíta. A responsável  do projeto é a EPE.  

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEnergiaEnergia elétricaHidrelétricasServiçosUsinas

Mais de Mundo

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês