Mundo

EPE: consumo nacional de energia em abril sobe 9,1%

São Paulo - O consumo nacional de energia elétrica somou 35.366 gigawatts-hora (GWh) em abril, alta de 9,1% ante o mesmo mês do ano passado, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). No primeiro quadrimestre, o consumo cresceu 9,5% ante o mesmo período do ano passado. O crescimento do consumo foi liderado pelo setor industrial, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - O consumo nacional de energia elétrica somou 35.366 gigawatts-hora (GWh) em abril, alta de 9,1% ante o mesmo mês do ano passado, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). No primeiro quadrimestre, o consumo cresceu 9,5% ante o mesmo período do ano passado. O crescimento do consumo foi liderado pelo setor industrial, que demandou 13% mais energia em abril ante o mesmo mês de 2009. O consumo das residências e do setor de comércio e serviços cresceu, em conjunto, 6,9%.

De acordo com a EPE, o consumo industrial registrou em abril mais de 15 mil GWh pelo segundo mês consecutivo, retomando o nível de consumo pré-crise. Nos quatro primeiros meses do ano, a demanda da indústria acumula alta de 13,2%. A região Sudeste registrou o maior crescimento devido à retomada da produção dos setores extrativo mineral e siderúrgico.

O consumo residencial cresceu 7,7% em abril e acumula alta de 8,1% no ano, impulsionado pelo aumento da renda e do crédito, com reflexo na compra de aparelhos eletrodomésticos, e pelo aumento da base de consumidores. As temperaturas mais elevadas nos primeiros meses do ano contribuíram para este movimento. Todas as regiões apresentaram alta de 6% no consumo residencial. No período de 12 meses encerrado em abril de 2010 foram incorporados 1,9 milhão de novos consumidores residenciais, correspondendo a um crescimento anual de 3,5%.

No setor comercial, o consumo de eletricidade somou 6.011 GWh, alta de 5,7% ante o mesmo mês de 2009. O avanço ocorre em todas as regiões, com taxas mais elevadas no Norte e no Nordeste. Os Estados nordestinos também sustentaram o crescimento nesse segmento principalmente pela implantação de novos pontos comerciais com alto padrão de consumo.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosAmérica LatinaDados de BrasilEnergiaConsumidores

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'