Mundo

Eólica e solar se destacam em inscrição para leilão, diz EPE

O leilão, que vai contratar eletricidade para abastecer o mercado consumidor nacional a partir de 2016, teve 784 projetos cadastrados junto à EPE


	Energia solar: segundo a EPE, é a primeira vez que a geração solar participa dos leilões públicos de energia promovidos pelo governo
 (sxc.hu)

Energia solar: segundo a EPE, é a primeira vez que a geração solar participa dos leilões públicos de energia promovidos pelo governo (sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2013 às 17h51.

Rio - As fontes eólica e solar foram destaque nas inscrições de projetos para participar do leilão de energia A-3, marcado pelo governo federal para 18 de novembro, informou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nesta quinta-feira, 5.

O leilão, que vai contratar eletricidade para abastecer o mercado consumidor nacional a partir de 2016, teve 784 projetos cadastrados junto à EPE, somando 19.413 megawatts (MW) em capacidade instalada.

Os parques geradores respondem por 629 projetos (80,2% do total), com 15.042 MW (77,5%) de capacidade instalada. Segundo a EPE, o "resultado do cadastramento reflete o aquecimento do mercado de energia eólica no Brasil".

A geração solar ficou com 109 projetos do tipo fotovoltaico (potência instalada de 2.729 MW) e 10 empreendimentos do tipo heliotérmico (290 MW). Segundo a EPE, é a primeira vez que a geração solar participa dos leilões públicos de energia promovidos pelo governo.

Foram cadastrados também 16 projetos de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com capacidade de 295 MW. As usinas termelétricas a biomassa tiveram 15 projetos, com capacidade de 504 MW.

Outras fontes para termelétricas tiveram menos projetos cadastrados: a biogás (dois projetos, com 39 MW) e a gás natural (dois projetos, com 469 MW).

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia eólicaEnergia solarInfraestruturaLeilões

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo